Caiu na Área #56 – Vende-se um craque | FUTIRINHAS

Caiu na Área #56 – Vende-se um craque

vende-se-um-craque

Existe hora certa de um clube vender o seu craque?

Com a recente notícia de que um dos destaques do Atlético-Mg (conhecido também como Galol) Bernard, entrou na mira do Borussia Dortmund como principal nome para substituir Mario Götze, e com a interminável novela sobre a ida ou não de Neymar para o futebol europeu a pergunta que não quer calar é, existe a hora certa de um clube vender seu craque?

Para analisarmos a situação de Bernard, podemos antes rever dois casos recentes de grandes promessas do futebol brasileiro. Uma que foi e outra que está aqui. O primeiro caso é o do atacante Lucas, que foi vendido a peso de ouro do São Paulo para o PSG. O segundo, como já citei é o caso – ou novela – da ida da maior promessa brasileira desde Ronaldinho Gaúcho, para um grande clube europeu.

A estratégia usada para a venda de Lucas foi a que eu considero mais acertada. Surgiu como promessa de bom jogador, teve tempo – recusou as primeiras propostas para ficar mais uma temporada no São Paulo – e oportunidade para se tornar um ótimo jogador e ídolo do seu clube. Depois disso, foi vendido por uma boa grana para o Paris Saint Germain (para mim, o único equívoco aqui foi a escolha do clube, já que o Manchester United é infinitamente maior e uma melhor escolha de carreira).

Já no caso de Neymar, a decisão do jogador e de seu pai-empresário de ficar no Brasil até o fim da Copa de 2014, para mim é controversa. Primeiro porque Neymar sairia quando seu contrato acabasse, ou seja, o Santos não ganharia nenhum centavo com a saída do jogador. Todo valor do “passe” iria para os bolsos do craque ao invés dos cofres do clube. É a Lei Pelé meus caros, irônico não?

O Santos apostou que com Neymar, Muricy, e Ganso iria continuar o futebol do início de 2010 que encantou o mundo. Apostou e perdeu. Muricy nunca conseguiu montar um bom time, ganhou a Libertadores mais fácil dos últimos anos, perdeu PH Ganso, LAOR – presidente do clube que parecia ser o homem que fazia as coisas funcionarem – adoeceu e Neymar se desgastou a ponto de ser questionado se ele é “aquilo tudo mesmo”.

Santos e Neymar apostaram. Ambos perderam. O Santos poderia estar com os cofres abarrotados de dinheiro e Neymar poderia estar jogando há pelo menos uma temporada ao lado do maior gênio do futebol dos últimos anos. E aprendendo um bocado. Na minha opinião ele deveria ter ido no meio do ano passado. Chegaria na Copa com 2 anos de experiência e um jogador muito maior e mais importante. Pelo menos, tenho certeza que seria menos chorão e ficaria mais tempo em pé.

Voltando à pergunta que deu início ao post, eu acho que sim existe a hora certa de um time vender o seu craque. Essa hora é aquela em que o jogador não está “verde” demais (como o Pato por exemplo), ou nem quando passou tempo demais a ponto de ninguém mais aguentar o seu talento ser desperdiçado num campeonato estadual – Neymar. A hora certa é quando o jogador cresceu o suficiente, jogou algumas temporadas pelo seu clube, colocou seu nome na história, se tornou um ídolo e foi fazer sua história no melhor futebol do mundo.

Quer você queira quer não, esse futebol é jogado na Champions League, para dar um exemplo mais direto.

Bernard, no caso, se ganhar a Libertadores junto com o Galo estará pronto para deixar o clube. Caso não aconteça, ainda terá a chance de disputar mais um nacional e a fase final da Copa do Brasil. E poderá deixar o clube no fim do ano, para voltar ao Brasil – quem sabe – na Copa.

E você caro leitor, o que acha do assunto? Concorda? Tem outros exemplos de jogadores vendidos errônea ou acertadamente? Comenta aí então.

***

Pedro Turambar (@pedroturambarescreve para seu blog O Crepúsculo (nada a ver com vampiros)  e para o Papo de Homem. Agora, aparecerá de vez em quando aqui no Futirinhas com textos como esse, tentando fazer junto com os leitores uma reflexão sobre diversas coisas do nosso amado esporte. Deixe sua sugestão de pautas nos comentários desse post

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<