10 grandes clubes que já foram rebaixados

Via Futebol & Cia ltda.

10-grandes-clubes-rebaixados

Antes que vocês subam nas tamancas e queiram arrancar as calças pela cabeça, faço questão de deixar BEM CLARO que isso não é indireta pra nenhum clube. Este humilde artigo tem o único objetivo de mostrar que rebaixamentos ocorrem até mesmo nas melhores famílias. Cair de divisão é ruim demais. Mas não é o fim do mundo. É o que os clubes listados abaixo comprovaram com muito trabalho. E para que não causemos mais problemas, vou listar apenas clubes do exterior. Tudo para que os mais “apaixonados” não fiquem de “mimimi”. Bom, lá vamos nós…


BORUSSIA DORTMUND (Alemanha) => 1972

A grande maioria da molecada que curte futebol hoje jamais poderia imaginar que o hoje poderosíssimo Borussia Dortmund já penou por um bom tempo na segunda divisão do campeonato alemão. O rebaixamento dos chamados Die Schwarzgelben aconteceu no ano de 1972, quando o clube se via cercado de problemas financeiros dos mais sérios. E pasmem: o Borussia Dortmund só conseguiu retornar para a elite no ano de 1976. No entanto, depois de uma temporada irregular aqui e ali, eles conseguiram se transformar numa das potências do futebol germânico.

RACING CLUB (Argentina) => 1983

O tradicional Racing Club de Avellaneda talvez seja um dos clubes mais tradicionais do futebol sul-americano. Foi o primeiro time argentino a se sagrar campeão da mítica Copa Intercontinental (tida por muitos como um autêncico Mundial Interclubes) no ano de 1967. Mas o que pouca gente sabe é que La Academia já amargou um rebaixamento no ano de 1983. E o retorno não foi imediato. A equipe de Avellaneda só voltou para a elite do futebol portenho duas temporadas depois. E olha que o Racing não anda muito bem das pernas na atual temporada não…

MANCHESTER UNITED (Inglaterra) => 1973/74

Que o Manchester United é um dos clubes mais poderosos e vitoriosos do mundo isso ninguém duvida. Mas os Red Devils já amargaram um rebaixamento na sua história. Ele aconteceu na temporada de 1973/74, quando a equipe sofria com a saída de Bobby Charlton e Dennis Law do clube e o alcoolismo de Geroge Best. O jogo que decretou o rebaixamento foi a derrota de um a zero para o rival City, justo com um gol marcado pelo ex-ídolo Dennis Law. A volta para a elite do futebol inglês aconteceu na temporada seguinte (1974/75).

ATLÉTICO DE MADRID (Espanha) => 1999/2000

Todo mundo conhece o Atlético de Madrid. Pouca gente sabe, mas teve época em que eram osRojiblancos quem mandavam no futebol espanhol. Já conquistaram até mesmo uma Copa Intercontinental e vários títulos pelo Velho Continente. Mas o rebaixamento da equipe na temporada de 1999/2000 é considerado um dos maiores traumas do clube. As crises internas e algumas contratações duvidosas foram alguns dos principais motivos da queda para a Segundona. O retorno só viria duas temporadas depois (2001/02), quando a reestruturação começou.

CHELSEA (Inglaterra) => 1923/24, 1973/74 e 1986/87

Quem vê o Chelsea com dinheiro saindo pelo ladrão e conquistando tudo o que é título por aí jamais poderia imaginar que os Blues já comeram o pão que o TINHOSO amassou. Foram TRÊS rebaixamentos. O primeiro foi na temporada 1923/24 (retornando apenas em 1929), o segundo em 1973/74 (retornando quase DEZ ANOS depois, em 1982/83) e o último em 1986/87 (voltando para a elite em 1988/89). E olha que o Chelsea já vinha de títulos importantes ANTES da chegada de Roman Abramovich no início dos anos 2000. Vida dura hein???

RIVER PLATE (Argentina) => 2010/11

Esse foi um dos rebaixamentos mais traumáticos e mais surpreendentes da história do futebol sul-americano. Quem poderia imaginar que o poderoso River Plate (campeão de quase tudo o que disputou ao longo de mais de cem anos de história) pudesse ser rebaixada??? A tragédia aconteceu depois de um empate com o modesto Belgrano, em pleno Monumental de Nuñez, na temporada de 2010/11. Depois de se reestruturar dentro e fora de campo, Los Millonarios se recuperaram e garantiram a sua volta à elite do futebol portenho um ano depois.

MILAN (Itália) => 1979/80 e 1982/83

É, minha gente… Aposto que a maioria dos torcedores mais jovens seuqrem DESCONFIAVAM que o poderoso Milan já foi rebaixado duas vezes na sua brilhante história. Na temporada de 1979/80, o clube foi envolvido no escândalo de manipulação de resultados conhecido como Totonero. De volta à elite do futebol italiano na temporada seguinte, o escrete rossonero não conseguia conquistar bons resultados e acabou sendo rebaixada novamente em 1981/82, mesmo contando com a lenda Franco Baresi no seu elenco. A volta à elite só ocorreu dois anos depois.

LIVERPOOL (Inglaterra) => 1892, 1895, 1904, 1942/43 e 1954/55

Uma história gloriosa também é composta por quedas sucessivas. O tradicionalíssimo Liverpool (talvez um dos clubes ingleses mais conhecidos do mundo) já sentiu o gosto amargo do rebaixamento em CINCO oportunidades. Sim, isso mesmo que você leu. Menos mal que os Reds não demoraram mais do que duas temporadas para garantir o seu retorno para a elite do futebol da terra da Rainha. Mas colecionar cinco rebaixamentos não é pra qualquer um. Bom, o Liverpool ainda é um dos maiores vencedores da história do futebol inglês. E com sobras.

INDEPENDIENTE (Argentina) => 2012/13

E o que dizer do poderoso Independiente de Avellaneda??? Simplesmente o maior vencedor da história da Copa Libertadores da América (são SETE títulos) e um dos maiores clubes DO MUNDO na década de 1970??? Bom, no dia 15 de junho desse ano, o popular Rey de Copas foi derrotado em casa pelo San Lorenzo de Almagro e amargou o primeiro rebaixamento da sua história depois de muitas temporadas irregulares e vários e vários problemas extracampo. A fanática torcida roja ainda sofre com as gozações dos rivais e a dor de ver seu clube na Primeira B Nacional.

ARSENAL (Inglaterra) => 1913

Muito pouca gente sabe dessa. Confesso a vocês que eu jamais poderia imaginar que o Arsenal já amargou um rebaixamento. Sim, faz tempo pra cacete. Mas foi rebaixado. E para a minha surpresa, a volta dos Gunners para a elite do futebol inglês é cercada de controvérsia. Reza a lenda que o Arsenal só conseguiu garantir seu acesso à primeira divisão (depois de ser rebaixado no ano de 1913 cercado de problemas financeiros) por conta de uma senhora VIRADA DE MESA do então presidente do clube Hellis Norris. Até onde isso é verdade, pouca gente sabe…

**********

Bom, ainda poderíamos citar a Juventus de Turim (rebaixada em 2005/06), o Valencia (em 1985/86), a Roma (em 1951) e o Napoli (que chegou a cair para a terceira divisão em 2004). Fato é que, pelo menos lá pelos lados do Velho Continente, um rebaixamento é sim uma tragédia, mas está bem longe de ser o fim do mundo. Todas as equipes citadas conseguiram retornar para a elite do futebol dos seus respectivos países com muito trabalho e muita dedicação, pré-requisitos necessários para qualquer equipe que queira adotar a “alcunha” de vencedora.

Fica a lição para diversos clubes aqui do Brasil que flertam com a zona do rebaixamento há anos e fazem pouco da própria situação batendo no peito e dizendo que “time grande não cai”. Provamos aqui que cai sim. E às vezes demora um tanto pra se levantar…

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<