O que Barton pensa realmente de Neymar

capa

O inglês Joey Barton, grande mala crítico do Neymar e jogador nas horas vagas do gigantesco Queens Park Rangers da 2ª divisão da Premier League, publicou em seu site um texto para esclarecer o que ele realmente pensa sobre o ex-santista. No texto ele admite que irá assistir os jogos do Barcelona nessa temporada para analisar mais friamente seu futebol.

O trecho a seguir deixa claro seu pensamento de que a Europa é crucialmente necessário para a real avaliação se um jogador pode ser ou não o melhor do mundo.

“-Primeiramente, quero esclarecer o que os 140 caracteres do Twitter me restria.  Compará-lo a uma série de grandes nomes da história, sem que ele tenha atuado no futebol europeu, é um absurdo. Até a temporada passada ele estava jogando no Campeonato Brasileiro, e apesar de alguns dos melhores do mundo terem começado por lá, todos se mudaram para se testarem onde está a elite mundial: a Europa. E esta é a razão pela qual não é possível julgá-lo.”

Barton comentou também sobre Neymar na Seleção:

“- Em ambos os amistosos contra a Inglaterra neste ano, apesar de exibir alguns lampejos de brilho no segundo jogo, ele perdeu muitas oportunidades de gol e segurou a bola por muito tempo. Antes disso, eu tinha visto alguns de seus golaços, mas, novamente, até que ele prove algo a mais eu não vou comprar essa ideia de que trata-se do “próximo Pelé”.”

Antes de projetar de como o camisa 10 da Seleção Brasileira se sairia no continente Europeu, o inglês achou melhor primeiramente colocar lado-a-lado a Liga dos Campeões e o Campeonato Brasileiro. Segue a tabela:

tabela

“-Há uma uma tendência para mais velocidade no Brasil e menos dribles. No entanto, o número de dribles certos é maior do que na Champions. As tentativas em gol por jogo são similares nos dois casos porém com mais qualidade no campeonato europeu. No contexto geral, há ambos não parecem ter muita diferença, mas de qualquer jeito temos que dar um tempo de adaptação do Neymar no estilo de jogo do Barcelona. E com 54 gols em 103 jogos pelo Santos, eu posso facilmente criar uma expectativa para ele no esquema catalão.”

Tendo esses dados em mãos, Joey partiu para a comparação entre NEYMAR X LIGA DOS CAMPEÕES usando as médias registradas na última temporada dos dois. Portanto, 2012 para o brasileiro e 2012-2013 para europeus. Confira:

tabela2

“-Neymar se mostrou superior em tentativas e número de gols marcados. Deixando seu rastro de um verdadeiro matador. Ele teve um amplo tempo de posse com três toques, em média, na posse. Mas pode ter menos tempo com a bola na Champions League… Esses dados não necessariamente são essenciais para uma conclusão a favor dele, mas me fizeram compreender melhor do seu futebol. Na Copa das Confederações, fez belos gols (principalmente contra a Espanha na final) e auxiliou algumas vezes o Fred no título de 2ª artilheiro da competição. Porém, isso tudo não é suficiente para comparar a consistência e a qualidade do Cristiano Ronaldo e do Messi.”

Barton terminou seu texto com seu clássico toque polêmico:

“Ultimamente qualquer jogador que recebe alguma atenção da mídia, é contratado por algum grande time do Mundo, carregando nas costas as dúvidas. E, embora os dados que ajudaram todos a elogiá-lo, até que ele não arrebente no Barça e na Europa, eu ainda não estou convencido.”

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<