Os 20 maiores clássicos do futebol mundial | FUTIRINHAS

Os 20 maiores clássicos do futebol mundial

Via Darci Nunes

Resultado de imagem para real vs barça

Já dizia o poeta: clássico é clássico e vice-versa. Os maiores momentos do esporte saem destes duelos repletos de rivalidades históricas. Para o torcedor, não há sabor melhor que o de uma vitória em cima do maior adversário. 

Mas quais são os maiores clássicos do mundo? A escolha foi dura. Teve muito jogaço que ficou de fora, mas tentamos levar em conta diversos fatores como a história do confronto, a importância do jogo no cenário nacional, a paixão das torcidas e a relevância futebolística da partida.

Confira a lista com os 20 maiores clássicos do futebol mundial!

20. Arsenal x Tottenham

Tottenham Hotspur v Arsenal - Premier League

The North London Derby. Apesar do primeiro confronto ter acontecido ainda no século XIX, a rivalidade entre estes dois clubes ingleses foi começar a crescer só em 1913. A mudança do Arsenal para Highbury – casa dos Gunners até 2006 – transformou os clubes em vizinhos. A partir daí, a rivalidade tornou-se parte fundamental do que Arsenal e Tottenham são hoje.

A disparidade em termos de títulos (o Arsenal é muito mais vitorioso) não diminuiu a rivalidade. De certa forma, ajudou inclusive a aumentá-la. Vencer o vizinho tornou-se uma questão de honra para o Tottenham. A cada duelo, os dois times mais populares de Londres estremecem a capital inglesa.

19. Chivas x América

Chivas x América Mexico Rivalidade

Os mexicanos costumam ser menos sectários nas rivalidades futebolísticas. Mas toda regra tem exceções – e a principal delas é o clássico Chivas x América.

É o duelo do clube do interior (Guadalajara) com menos poder aquisitivo contra o gigante endinheirado da capital. Enquanto o América, que pertence a Televisa, maior televisão do país, tem em sua história a tradição de fazer investimentos pesados, o Chivas aposta suas fichas nascategorias de base.

De acordo com números da FIFA, as duas esquadras mexicanas estão entre os clubes com omaior número de torcedores do mundo. A briga não é pequena.

18. Ajax x Feyenoord

Ajax x Feyenoord Clássico Rivalidade

A rixa entre as cidades holandesas de Amsterdam e Rotterdam é o pano de fundo para a enorme rivalidade entre Ajax e Feyenoord. Enquanto uma se destaca pelo turismo e pela cena cultural, a outra é um espécie de ‘capital do trabalho’ do país – até hoje, Rotterdam é um dos portos mais importantes do continente europeu.

Na Holanda, onde a violência no futebol é relativamente controlada em relação a outros países europeus, o De Klassiker é o ponto fora da curva. Experimente colocar torcedores das duas equipes frente a frente para ver o que acontece.

17. Porto x Benfica

Porto x Benfica

Assim como na Holanda, o maior clássico português é uma manifestação da disputa entre as duas cidades mais importantes do país. A competição secular entre as cidades de Porto eLisboa, entre o norte e o sul de um país que possui mais tensões sociais do que um observação superficial pode sugerir.

Para muitos, os portistas representam a resistência contra o centralismo e autoritarismo lisboeta, simbolizado pelo Benfica, clube mais popular de Portugal.

16. Al Ahly x Zamalek

Al Ahly x Zamalek Rivalidade Clássico

O Egito está no topo da lista de mortes relacionadas ao futebol nos últimos anos. E se o contexto do político do país tem muito a ver com isto, a devoção de seus torcedores também.

Al Ahly e Zamalek fazem o grande clássico do país – e do futebol africano como um todo. ODérbi do Cairo é, culturalmente, o ponto alto do futebol no continente e também em vários países do Oriente Médio.

É uma rivalidade bem menos familiar para o torcedor brasileiro, mas isto não significa que ela envolva menos paixão.

15. Flamengo x Fluminense

Flamengo x Fluminense Clássico Rivalidade

O clássico que por muito tempo foi símbolo do futebol carioca e brasileiro. Poucas coisas no futebol conseguem superar o folclore e o charme de um Fla-Flu.

Com o Maracanã como pano de fundo, os dois rivais cariocas escreveram páginas lindas do futebol nacional. O Fla-Flu é patrimônio do Rio de Janeiro.

14. Independiente x Racing

Independiente x Racing Rivalidade

Dentro da grande Buenos Aires, podemos encontrar outra rivalidade tão feroz quanto Boca Juniors e River Plate. Em Avellaneda, Independiente e Racing Club fazem um clássico de muita paixão, violência e títulos.

Cerca de 200 metros separam o estádio Libertadores da América, casa do Rojo, do Cilindro, casa de La Academia. Uma proximidade que parece deixar tudo ainda mais explosivo durante os confrontos.

13. Corinthians x Palmeiras

Palmeiras Corinthians Rivalidade

Os quatro grandes de São Paulo tem rivalidades muito intensas entre si. De tempos em tempos, conforme o desempenho dos clubes algumas se acentuam, outras ficam relegadas a um segundo plano.

Mas existe uma que parece não perder a força nunca. Corinthians x Palmeiras. Seja pelo equilíbrio no confronto entre os dois times, seja pelas origens na classe operária, seja pela vocação para fazerem grandes jogos, o confronto entre Timão e Verdão é o verdadeiro Dérbi Paulista.

12. Milan x Internazionale

Inter x Milan Materazzi Rui Costa

O Derby della Madonnina nasceu quando dissidentes do Milan fundaram a Internazionale – que adotaria uma política mais inclusiva com atletas não italianos. Naturalmente, as duas esquadras se tornaram rivais, alterando períodos de superioridade no confronto.

O futebol da cidade vive um momento de baixa – atualmente, ninguém consegue competir com a Juventus no cenário italiano. Entretanto, juntos, os clubes de Milão conquistaram dez vezes a UEFA Champions League – só o clássico entre Real Madrid e Barcelona tem mais. É muita história.

11. Grêmio x Inter

Grêmio x Inter Rivalidade

O que faz de Porto Alegre, uma cidade que não está nem entre as maiores do Brasil, alcançar uma relevância futebolística tão grande? Em um estado que tem como tradição a lógica binária, o azul do Grêmio e o vermelho do Inter são verdadeiras instituições sociais.

A acirrada rivalidade, esta obsessão por superar os feitos do adversário é a única coisa que explica a grandeza destes dois clubes. A capital gaúcha é uma das poucas cidades no mundo que pode dizer que tem dois times campeões mundiais. Não é pouca coisa.

10. Borussia Dortmund x Schalke 04

Borussia Dortmund v FC Schalke 04 - Bundesliga

Em termos esportivos, o Bayern de Munique domina com sobras o futebol alemão. Todavia, a maior rivalidade do país não envolve o Gigante da Baviera. A região do vale do rio Ruhr – mais populosa da Alemanha e de grande importância para a indústria nacional – abriga o grande clássico germânico: Borussia e Schalke 04.

Os vizinhos – as cidades de Dortmund e Gelsenkirchen são separadas por menos de 40 km – costumam nem dizer o nome do clube rival. E embora tenham origens históricas muito semelhantes, visto que os dois clubes tem raízes operárias, o ódio entre os auri-negros e os azuis-reais criou uma distância gigante entre as agremiações e as duas cidades.

9. Olympiacos x Panathinaikos

Olympiacos x Panathinaikos Clássico Rivalidade

Inimigos eternos, Olympiacos e Panathinaikos são adversários no futebol, no basquete, no vôlei e até no polo aquático. 

A rivalidade vem, principalmente, das raízes distintas dos clubes. Enquanto o Panathinaikos foi fundado pela abastada elite ateniense, o Olympiacos foi criado anos mais tarde pela classe trabalhadora de Pireus, importante cidade portuária da região metropolitana de Atenas.

Seja nos gramados, nas quadras, nas piscinas ou nas arquibancadas, quando estes gigantes se enfrentam, o povo grego tende a mostrar seu lado mais apaixonado – e também violento.

8. Lazio x Roma

Derby della Capitale Roma x Lazi

Unidos pelo ódio aos clubes do norte da Itália, Juventus, Milan e Internazionale, separados pelo ódio ainda maior entre si mesmos. Este é o Derby della Capitale.

Lazio e Roma dividem momentos importantes de suas histórias. O principal exemplo aconteceu na fundação da Roma, quando os clubes quase foram fundidos. O auge também foi simultâneo, com os rivais montando esquadras memoráveis no final da décadas de 90.

Entretanto, apesar de ambos terem origens fascistas, o embrião da extrema direita não cresceu na Roma – e se desenvolveu muito na Lazio. Enquanto os gialorossos tornaram-se reduto de torcedores mais alinhados com a esquerda, os biancocelestes abrigam até hoje o que há de mais fascista na sociedade italiana.

7. Estrela Vermelha x Partizan Belgrado

FK Partizan v FK Crvena Zvezda

O que esperar do clássico mais importante dos Balcãs, uma das regiões mais explosivas do planeta? A rivalidade entre Estrela Vermelha e Partizan Belgrado é, certamente, uma das mais violentas do futebol.

Grupos ligados aos dois clubes sérvios tiveram participação importante nos inúmeros conflitos armados da região. Estiveram juntos na Segunda Guerra e agiram como paramilitares em confrontos subsequëntes. Brigas nas arquibancadas são brincadeira de criança para os Ultras destes clubes.

Belgrado ferve a cada Dérbi Eterno.

6. Liverpool x Manchester United

Manchester United v Liverpool - Premier League

Londres é a capital da Inglaterra e tem um histórico extremamente centralizador em diversos aspectos. Só que, futebolisticamente, as cidades que dominam o esporte estão no noroeste do país: Manchester e Liverpool.

O United e o Liverpool foram os clubes responsáveis por trazer uma rivalidade que já existia fora de campo para dentro das quatro linhas. Concorrentes economicamente no período da revolução industrial inglesa, as duas cidades encontraram no futebol uma forma de extravasar uma disputa que já durava gerações.

O esporte apenas acirrou a rivalidade. Os dois clubes são os mais vitoriosos da Inglaterra e tiveram longos períodos hegemônicos. Depois de décadas de superioridade dos scouses, o Manchester ultrapassou o Liverpool em 2011 e tornou-se o maior campeão em inglês. O placar atual dos títulos está 20 x 18 – e os torcedores dos Red Devils fazem questão de lembrar isso toda vez que os clubes se encontram.

5. Celtic x Rangers

Celtic v Rangers - Scottish League Cup Semi-Final

Sim, todos os clássicos tem suas particularidades e detalhes que os transformam em confrontos históricos. A rivalidade entre dois clubes pode surgir por motivos até certo ponto triviais para pessoas que não estão envolvidas naquele contexto.

Mas no caso de Celtic e Rangers, a rivalidade transcende muito o que acontece nas quatro linhas. Os times representam a divisão religiosa da Escócia: católicos com o Celtic, protestantes do lado do Rangers. Consequentemente, outras segmentações culturais e políticas fazem parte da tradição do Old Firm.

E por mais que nos tempos atuais as segmentações religiosas, políticas e sociais estejam mais nebulosas, os grupos mais sectários de ambos os lados mantém acesa a chama do ódio entre as duas torcidas.

4. Nacional x Peñarol

Nacional x Peñarol

Para quem gosta de cenas lamentáveis, o clássico uruguaio Nacional x Peñarol é um prato cheio. É incrível a vocação dos charruas para arranjar confusão nos confrontos – mais de uma vez, a briga entre os jogadores foi parar na delegacia.

Mas nem só de violência vive o clássico. O jogo é o clímax esportivo do Uruguai. Um país tão pequeno, mas que tem no DNA do seu futebol uma determinação que parece capaz de ultrapassar qualquer barreira. Juntos, os gigantes de Montevideo tem oito títulos da Libertadores e seis Mundiais – números que nenhuma outra rivalidade na América do Sul consegue igualar.

3. Fenerbahçe x Galatasaray

Galatasaray Fenerbache Rivalidade Clássic

O estreio de Bósforo separa os dois maiores clubes de Istambul, capital da Turquia. O Galatasaray fica do lado europeu e uma origem mais elitizada. O Fenerbahçe pertence ao lado asiático e nasceu como o time do povo.

Explicar o fanatismo dos turcos pelo jogo parece impossível. É praticamente certo que as torcidas vão arranjar confusão antes, durante ou depois do jogo. Os turcos são um povo muito apaixonado e sanguíneo – e o Dérbi Intercontinental é a expressão mais evidente disto.

2. Real Madrid x Barcelona

Real Madrid CF v FC Barcelona - La Liga

Em termos técnicos, é o melhor jogo de futebol que existe. Nenhum outro confronto tem tanto compromisso com o espetáculo quanto Real Madrid x Barcelona. Invariavelmente, os melhores jogadores do mundo vestem a camisa de um dos dois gigantes espanhóis.

Como se isso não fosse suficiente, os dois clubes ainda representam intensamente a divisão social e política da Espanha. A Catalunha, região do Barça, tem um eterno sentimento de não-pertencimento a nação espanhola. Em inúmeras oportunidades, os triunfos do Barcelona sobre Real Madrid, representante da capital e da coroa, foram vitórias com uma carga simbólica que talvez nenhum outro jogo no planeta tenha.

1. Boca Juniors x River Plate

Boca Juniors River Plate

O Superclássico é algo transcendental. Cada palmo de grama é disputado como se fosse a última coisa que cada um dos 22 jogadores fará em sua vida. Boca Juniors e River Plate construíram ao longo dos anos uma rivalidade sem comparação.

A pancadaria é algo que faz parte dos clássicos desde as divisões de base – para quem assiste pela primeira vez, pode até parecer um esporte diferente. A violência fora de campo também é comum, com inúmeros confrontos entre os barra-bravas nas últimas décadas.

Com a conquista do River na Libertadores de 2015, o maior duelo argentino alcançou a marca de nove títulos – recorde entre os clássicos sul-americanos.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<