Por que o mundial de clubes de 2001 não aconteceu?

Via Placar

mundial-de-clubes-2001

1568678

Em 2001, Palmeiras já estava enfraquecido com relação ao time campeão em 1999, mas ainda tinha força | Crédito: Allsport UK/ALLSPORT

2001 foi o ano futurista escolhido por Stanley Kubrick para dar nome ao seu filme de maior sucesso. Contudo, em 2001, o futuro estava longe das mãos da Fifa. Com o sucesso do Campeonato Mundial em janeiro de 2000, a entidade marcou para 2001 seu segundo Mundial de Clubes, que dessa vez seria realizado na Espanha e com um formato maior.

Inicialmente, a competição aconteceria em janeiro, mas a crise da ISL (empresa que negociava os direitos de transmissão dos torneios da Fifa), a competição foi adiada para junho, em um formato maior e com mais clubes com realação ao torneio do ano 2000.

Após marcar o torneio e até sortear os grupos e as datas, a competição estava pronta para acontecer. Contudo, a crise na ISL, que mais tarde-se transformou-se em um escândalo de propina, fez com que o torneio fosse cancelado de vez, para só retornar em 2005, em um formato mais simples, de mata-mata, mantido até os dias de hoje.

Como seria

Visando corrigir as injustiças cometidas no Mundial de 2000, a Fifa ampliou o número de participantes para o torneio de 2001, chamando o Palmeiras, campeão da América em 1999, que havia ficado de fora do torneio em 2000. Assim, a entidade, ao invés de deixar de fora o Boca Juniors (campeão da América em 2000) e repetir os erros do ano anterior, resolveu ampliar o número de participantes.

Assim, as federações (América do Sul, Europa, além de África, Ásia e Concacaf) teriam dois participantes cada.  A Oceania, por ser menor, teria apenas um representante. Por fim, o atual campeão do país-sede, no caso a Espanha, teria vaga garantida.

Em 2001, Boca Juniors conquistava sua segunda Libertadores, passando novamente pelo Palmeiras

Em 2001, Boca Juniors conquistava sua segunda Libertadores, passando novamente pelo Palmeiras | Crédito: Allsport UK/ALLSPORT

Classificaram-se então as seguintes equipes para o torneio. Representando a Ásia, foram Al-Hilal-ARA, campeão Liga dos Campeões da AFC e Supercopa da Ásia em 2000, e o Jubilo Iwata, vice-campeão asiático em 2000 e vencedor da Supercopa da Ásia em 1999. Na América do Sul, foram os campeões da Libertadores de 1999 e 2000, Palmeiras eBoca Juniors-ARG. Pela África, classificaram-se o Hearts of Oak-GAN, campeão da Liga dos Campeões da CAF em 2000 e o Zamalek-EGI, campeão Copa da CAF  de 2000. Na Concacaf, classificaram-se o Los Angeles Galaxy, campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF em 2000 e o Olimpia-HON, vice-campeão. Pela Oceania, o único classificado foi o Wollongong Wolves-AUS, campeão da Liga dos Campeões da OFC em 2000.

Os últimos três classificados viriam da Europa. Além do campeão da Liga dos Campeões de 1999/2000, o Real Madrid-ESP, classificaram-se para o torneio o Galatasaray-TUR, campeão da Supercopa da Uefa de 2000 e oDeportivo La Coruña-ESP, campeão espanhol daquela temporada 1999/2000.

O Corinthians, atual campeão do torneio não fora convidado. A Uefa teria indicado o Manchester United-ING, campeão da Liga dos Campeões de 1998/1999 para a disputa do torneio, mas a Fifa não teria aceitado, já que o clube participara do torneio em 2000. A Real Federação Espanhola teria feito uma proposta de ampliação do torneio para 16 participantes, dando mais duas vagas aos clubes da América do Sul e Europa, mas a mudança não se concretizou após a crise na Fifa.

O sorteio, sem a ampliação, colocou Boca Juniors-ARG, Deportivo La Coruña-ESP, Wollongong-AUS e Zamalek-EGI no grupo A; Palmeiras, Al Hilal-ARA, Olimpia-HON e Galatasaray-TUR no grupo B; e finalmente Real Madrid-ESP, Jubilo Iwata-JAP, Los Angeles Galaxy-EUA e Hearts of Oak-GAN no grupo C.

O primeiro colocado de cada chave, além do melhor segundo colocado, garantiriam vaga nas semifinais do torneio, que teria jogos tanto em La Coruña quanto em Madri.

Em 2001, Real Madrid ainda mantinha a base do time campeão em 2000
Em 2001, Real Madrid ainda mantinha a base do time campeão em 2000 | Crédito: Shaun Botterill/Allsport

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<