Fala Edu #3 – Por que o futebol brasileiro está em decadência?

fala-edu-futebol-brasileiro-decadencia

Não é de hoje de que se fala que o futebol brasileiro está em decadência. Não é de hoje que se fala que o calendário do nosso futebol é precário. Sim, há muitas coisas erradas no nosso futebol, desde o topo do monte, onde a CBF manda e desmanda no futebol como quer. Faz os calendários mais pífios que se pode ter notícia. Onde os cartolas, atrás de favores dessa mesma CBF, se rebaixam às vontades da entidade e não procuram melhora nenhuma. Não digo que tudo Brasil é um lixo e tudo de fora é uma maravilha, porque maracutaia tem em todo lugar. Mas aqui, meu amigo, o negócio é BRABO!

Dirigentes não querem seus clubes campeões, querem seus bolsos cheios de dinheiro de transações dos jogadores jovens vendidos o mais rápido possível para o exterior. O destino? Qualquer lugar do mundo, desde que pague bem. Sem falar dos empresários que andam dentro dos clubes como verdadeiros lordes ingleses, cheios de pompa e poder. Esses empresários enfiam jogadores perebas na maioria dos times e o torcedor se pergunta como aquele imbecil foi parar ali.

Mas o buraco não é só aí, têm muitas outras coisas. Adoramos reclamar de arbitragem, jogar toda a culpa em cima dos árbitros por seus erros dentro de campo. Mas a culpa realmente é só deles? Jogadores que simulam faltas, contusões, fazem cera por QUALQUER lance, praticam o anti-jogo, reclamam mesmo quando estão errados. Fora a babaquice que virou o chamado “fair play”, onde um jogador adora simular uma contusão quando seu time está sendo atacado só para parar o ataque rival, sai de campo e volta logo em seguida. A bola é devolvida, claro, mas lá no goleiro ou em um lateral perto da bandeira de escanteio na defesa. Obviamente, o time que devolveu a bola, vai marcar em pressão na defesa adversária.

Não. Eu não acho que o futebol é um jogo de gentlemen, onde apenas bons moços devam entrar em campo. Mas, esse tipo de conduta, de jogadores cada vez mais babacas e nada inibidos por seus clubes é moda.

futebol-brasileiro-decadente

Outra coisa, sempre fomos famosos por nosso futebol ofensivo, de toque de bola refinado, que prioriza o gol. De tempos pra cá, viramos o país do volante brucutu, onde tirar a bola pra lateral e vibrar como se fosse um gol é legal. Enquanto o futebol europeu (e até o dos Estados Unidos) avança pra um futebol cada vez mais técnico, nós regredimos. Nosso jogo é chato, de MUITAS faltas, passes errados e desinteresse na maioria dos jogos.

Estádios cada vez mais vazios, com jogos inexpressivos e ingressos cada vez mais caros. Aí fica a minha pergunta: O que é melhor, um Maracanã lotado com ingressos a dez, vinte e trinta reais ou um Maracanã praticamente vazio com ingressos de oitenta reais pra cima?

Esse imediatismo, essa falta de comprometimento de TODOS, dos jogadores até os dirigentes, faz com que o nosso futebol fique cada vez mais sem graça. Essa metodologia do agora, de querer dinheiro só pra ontem está acabando com o nosso esporte predileto.

Me entristece, de verdade, ver jogos com quatro, cinco mil torcedores. Onde um público com quinze mil pessoas é considerado um bom público.

Já que adoramos copiar as coisas que a Europa faz, por que não copiamos as coisas BOAS? Construíram arenas pra Copa do Mundo, onde os ingressos são um absurdo de tão caros. Peguemos de exemplo o que estão fazendo na MLS (Liga dos Estados Unidos), onde um povo que nem gostava de “soccer”, hoje enche estádios, tem torcidas fanáticas e é o esporte que mais cresce no país. Tudo isso porque eles PENSAM e PLANEJAM a longo prazo.

Necessitamos de uma “reforma” no nosso futebol. E isso é em tudo, do topo até os degraus mais baixos. Antes, nossos times batiam de frente com qualquer time europeu e hoje somos reféns deles. Salvas raras excessões. E quando vencemos, é sempre em jogos onde somos massacrados e achamos um gol.

Por que devemos idolatrar o futebol europeu e ter descaso com o nosso? Por que não investimos para que o nosso futebol volte a se equiparar com o de lá?

Nosso futebol pede socorro e não é de hoje.

Por mais que eu pense e tenha respostas pra isso, não consigo entender a inoperância das chamadas “autoridades”. Só consigo sentir nojo!

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<