As 5 MAIORES tragédias do futebol brasileiro | FUTIRINHAS

As 5 MAIORES tragédias do futebol brasileiro

Via DiBico

Semana passada, o primeiro-ministro britânico pediu desculpas por uma das maiores tragédias do futebol. Com isso, decidimos relembrar as maiores tragédias da história do futebol e fizemos o Top Semanal em homenagem aos tristes casos.

Felizmente, o Brasil não se envolveu em nenhuma das maiores tragédias da história do futebol mundial. Porém, infelizmente, nosso país já teve alguns casos trágicos.

Foram considerados neste post apenas as tragédias acontecidas dentro dos estádios.

Relembre:

5 – Vasco X São Caetano

Onde: São Januário, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 

Ano: 2000

Vítimas: 150 feridos, 3 com gravidade

Vasco e São Caetano disputavam o segundo jogo do duelo pelo título da Copa João Havelagem, equivalente ao Campeonato Brasileiro daquele ano. No primeiro jogo, empate no estádio Palestra Itália.

No jogo de volta, o resultado estava 0 a 0 quando, aos 23 minutos do primeiro tempo, um dos alambrados do estádio São Januário desabou após uma pequena confusão.

Com isso, várias pessoas ficaram presas, dezenas foram pisoteadas e, por sorte, ninguém morreu.

Hoje, o estádio do Vasco da Gama comporta cerca de 24 mil pessoas. Mas, naquele ano, o limite era de 40 mil. Segundo a diretoria vascaína informou, foram vendidos apenas 33 mil ingressos para aquela final, o que pareceu uma mentira devida a superlotação do estádio.


4 – São Paulo X Palmeiras (juniores)

Onde: Pacaembu, São Paulo, São Paulo

Ano: 1995

Vítimas: 1 morto e 101 feridos

Em 1995, pela Supercopa de Futebol Junior, o Brasil se chocou com a maior batalha campal do país.

Palmeiras e São Paulo decidiram, no estádio Pacaembu, a final da competição. Apenas 7 mil pessoas foram ao estádio, que estava em reformas. O jogo terminou 0 a 0 no tempo normal. Na prorrogação, o time alviverde venceu ao marcar o gol de ouro. Com isso, a torcida palmeirense invadiu o campo para comemorar, provocando os rivais sãopaulinos. Esses, então, também invadiram o campo munidos com pedras e paus que estavam em fácil acesso devido às reformas. E aí a guerra começou, resultando na morte de uma pessoa.


3 – Flamengo X Botafogo

Onde: Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ano: 1992

Vítimas: 3 mortos e 90 feridos

Em 1992, Flamengo e Botafogo decidiram o título do Campeonato Brasileiro daquele ano.

O Botafogo precisava de um pequeno milagre para sair do Maracanã com o troféu, pois na partida de ida o clube da estrela solitária perdeu por 3 a 0 para o Flamengo. Ou seja, era praticamente uma festa rubronegra.

Porém, a festa não foi completa. Antes do início do jogo, a grade de proteção desabou, o que fez várias pessoas caírem de uma altura de 8 metros. 3 pessoas morreram e 90 ficaram feridas.

Naquele dia o Maracanã recebeu cerca de 120 mil torcedores. Mesmo após o desastre, o jogo foi realizado e o Flamengo foi o campeão.

2 – Tiradentes-PI X Fluminense

Onde: Estádio Albertão, Teresina, Piauí

Ano: 1973

Vítimas: 5 mortos e 70 feridos

Em 1973, o estádio Governador Alberto Tavares, ou, simplesmente, Albertão, foi inaugurado na capital piauiense. Para a partida de estreia, o time local, Tiradentes, recebeu o Fluminense para o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Hoje o estádio comporta cerca de 60 mil torcedores. Porém, naquela época, a capacidade máxima era de 30 mil. Esse número de pessoas estava presente no estádio no momento em que uma grade de segurança se rompeu, ocasionando, assim, a morte de 5 pessoas

ps: alguns relatos apontam números diferentes dessas, mas, em sua maioria, apresentam o divulgado neste post.

1 – Bahia X Villa Nova

Onde: Fonte Nova, Salvador, Bahia. 

Ano: 2007

Vítimas: 7 mortos e 40 feridos

O jogo entre Bahia e Villa Nova era para ser uma partida festiva para comemorar o acesso do time baiano para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro depois de dois anos na terceirona.

Aos 43 minutos de jogo, com a partida empatada sem gols, com toda a comemoração da apaixonada torcida tricolor, parte da arquibancada onde se concentra a principal organizada do time desabou. As pessoas que estavam naquele setor caíram de uma altura de, aproximadamente, 20 metros e morreram na hora.

No total, 7 pessoas faleceram. Naquele dia, o Estádio Fonte Nova estava com sua lotação máxima, com cerca de 60 mil pessoas presentes. Depois da tragédia, o estádio que havia sido construído em 1951 e, segundo dizem, estava em uma situação deplorável, foi implodido para a construção de um novo no local.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<