Caiu na Área #52 – O que esperar da Seleção Brasileira de Felipão? | FUTIRINHAS

Caiu na Área #52 – O que esperar da Seleção Brasileira de Felipão?

selecao-brasileira-felipaoLuís Felipe Scolari, o Felipão, enfim fez sua primeira convocação depois de reassumir o comando da seleção brasileira. Eis a lista:

convocacao_template_brasil_1

Algumas poucas diferenças do final da era Mano na seleção. A volta de Julio César, hoje no Queens Park Rangers (um dos últimos colocados do campeonato inglês, tem feito o goleiro brasileiro trabalhar bastante), o retorno de Felipe Luís (creio que o titular ainda será Marcelo, voltando de lesão no Real Madrid), a volta de Miranda e a “grande” surpresa da convocação, o zagueiro Dante, do Bayern de Munique (eleito melhor zagueiro da Bundesliga na última temporada, quando defendia o Borussia Monchengladbach). Também temos a volta de Hernanes (ídolo na Lazio), Ronaldinho Gaúcho (que fez um excelente Brasileirão pelo Galo), Fred (desafeto de Mano) e Luís Fabiano. Dessa vez, parece que Leandro Damião acabou perdendo espaço na seleção.

No geral, é uma boa convocação, na minha opinião. Bons jogadores, talvez a falta de um outro goleiro, já que o JAY CI (Julio César) não é mais unanimidade pros brasileiros. Talvez seria mais correta, a convocação de Victor (Atlético-MG), Jefferson (Botafogo), Diego Cavalieri (Fluminense) ou Cássio (Corinthians). Diego Alves já vinha sendo chamado pro gol e não comprometeu. Corre por fora o goleiro Rafael (Santos).

Na lateral, Daniel Alves é o dono da direita, mas o Brasil não passa por uma grande safra de grandes laterais, mas mesmo assim ainda temos bons nomes, como Marcos Rocha (Atlético-MG), o experiente Maicon (Manchester City), Bruno Peres (Santos). Sim, Bruno Peres, pra mim é um ótimo lateral, principalmente na parte ofensiva, ataca e dribla muito bem, lembra Serginho (que era lateral-esquerdo) no jeito de jogar, de ir pra cima dos zagueiros com velocidade e bom drible, em busca do gol, mas que precisa melhorar a marcação. Na parte esquerda, Marcelo é o dono do posição, fica a briga pela segunda vaga, Felipe Luís é uma boa pedida, pois vêm se destacando na boa campanha do Atlético de Madrid, 2º colocado no campeonato espanhol. Adriano (Barcelona) é o coringa, pois joga nas duas laterais com a mesma competência.

Na zaga, Leandro Castán não me convence, apesar de ter feito uma ótima Libertadores pelo Corinthians e estar até bem na Roma, creio que há zagueiros melhores do que ele, casos de Dedé (recém recuperado de lesão) e Thiago Silva (PSG, creio que o capitão dessa seleção, fora por lesão), Dante é um ótimo zagueiro, até melhor que David Luiz. Miranda, chamado dessa vez, creio que corre por fora, mas também é muito bom. A verdade é que o Brasil vem formando ótimos defensores nos últimos anos.

Os volantes foram muito bem convocados, pois todos marcam e sabem sair jogando com grande categoria. Meu destaque vai pra Paulinho, do Corinthians. Pra mim, o melhor volante brasileiro da atualidade. É muito forte, rápido, habilidoso, cabeceia e chuta muito bem, além de ter um ótimo passe. Creio que ao lado de Thiago Silva e Neymar, já deve estar convocado pra Copa, sendo titular. Creio que Ralf (Corinthians) corre por fora, Sandro (Tottenham) também.

Os meias, sinto a falta de Kaká, mesmo não sendo crucial no Real Madrid, pra seleção é de grande importância. Já que no Real, o problema não é o seu futebol, e sim, seu relacionamento com José Mourinho. A volta de Ronaldinho é justa, pois o mesmo jogou muito pelo GaLOL no Brasileirão. Oscar vêm muito bem no Chelsea e é uma das cadeiras cativas. PH Ganso diz querer voltar, mas seu futebol ainda está muito aquém de merecer uma nova chance, precisa jogar E MUITO pra voltar.

No ataque, Neymar é o principal nome. Mas agora divide a responsabilidade com Lucas, recém chegado ao PSG. Acredito que um em cada ponta, podem fazer a seleção voar em campo. Hulk não será titular, apesar de ser um bom jogador. Pra seleção, é um bom jogador pra segundo-tempo, pra colocar fogo no jogo. Ao comando de ataque, a briga fica entre Fred e Luís Fabiano, artilheiro e vice do Brasileirão, respectivamente.

Acho que esse time pode dar liga sim.

– MAS, O QUE ESPERAR DA SELEÇÃO COM FELIPÃO DEPOIS DE ELE SAIR DE UM TIME BRIGANDO PRA NÃO CAIR, O PALMEIRAS?

Pequeno pimpolho, se nós puxarmos o histórico a carreira de Felipão, veremos que ele se destacou em sua grande maioria em torneios mata-mata. Foi assim no Criciúma (vencendo a Copa do Brasil, em 1991), no Grêmio (Copa do Brasil de 94 e Libertadores de 95), no Palmeiras (Copa do Brasil de 98, Libertadores de 99 e vice da Libertadores em 2000), Seleção Brasileira (Copa do Mundo de 2002), Portugal (vice da Eurocopa 2004 e 4º lugar na Copa de 2006). Ainda por Portugal, Felipão levou os lusitanos até as quartas-de-final da Euro 2008, eliminado pela Alemanha, de lá seguiu para o Chelsea, onde foi um fiasco e foi se aventurar no Uzbequistão, onde foi campeão também, mas o peso disso é zero. De lá, voltou ao Palmeiras como herói. Não teve o mesmo sucesso de outrora, claro. O clube estava ainda mais bagunçado e o elenco era fraquíssimo. Mas em 2012, conseguiu levar o Palmeiras ao título da Copa do Brasil novamente, a conquista mais importante do clube desde 2000. Porém, no Brasileirão os resultados não vieram e o técnico pediu demissão um pouco antes do Palmeiras cair novamente pra Série B.

Mas, de todos os campeonatos que citei acima, pode-se ver que Felipão é um grande especialista em torneios mata-mata. É um técnico motivador. Podemos lembrar da “Família Scolari” da Copa de 2002. Felipão é esse tipo de técnico. É o técnico que a seleção precisa no momento. Não dá pra arriscar. Muitos pediram Pep Guardiola, mas não daria tempo de ele formar uma nova seleção, conhecer todos os jogadores pra montar uma nova equipe. A Copa tá muito em cima e daqui uns meses teremos a Copa das Confederações.

Creio que pra esse pouco tempo (foi um ERRO manter Mano Menezes por tanto tempo), foi a escolha certa a fazer. O Brasil sim, pode voltar a ser uma grande força do futebol mundial pelas mãos de Felipão. Nos resta torcer!

Abraços,
Edu Futirinhas

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<