Pra frente Brasil #4 – Como a seleção está até agora na Copa das Confederações

Por Vitor Patureau

resumo-da-selecao

Alô grande leitor brasileiro ! feliz com a nossa Seleção ? eu estou e muito ! Que belo início de Copa de Confederações tivemos, no meio de tantas preocupações com o futuro do nosso país e com a política de nossos governantes é sempre agradável nos descontrairmos com uma boa exibição de nossa Seleção, e ela com certeza nos concedeu bons momentos em campo nos últimos três jogos.

Diria que o jogo do México foi o único um tanto “maçante”, mas mesmo assim teve lampejos de bom futebol (sim Neymar falo de você seu lindo), o primeiro jogo contra o Japão, foi o mais fácil tecnicamente e portanto foi um jogo bem tranquilo, sem sustos, porém ao meu ver foi essencial para dar a confiança e a união final que o grupo precisava. Já o ultimo jogo, o mais desafiador contra a poderosa Itália, foi bem emocionante, principalmente no segundo tempo, muito corrido e jogado, jogo bonito de ver.
Farei agora alguns comentários individuais sobre os principais jogadores no fase de grupos :
Júlio César, goleiro – Não chegou a comprometer em nenhum jogo, estava sem tomar gols até o último jogo (onde não teve culpa em nenhum dos gols). Porém ainda não me convence que deve ser titular, noto muitas defesas estabanadas, espalmadas pra frente e com seu histórico não consigo ter confiança nele sendo que temos Jefferson no banco.
Daniel Alves, lateral direito – Esteve bem nos jogos, apoiando bem na frente, apesar de perder várias bolas com cruzamentos errados ou mesmo por tentar chegar a linha de fundo, o número de acertos ainda supera o de erros. Atrás ainda deixa bastantes espaços mas cada vez menos, e em nenhum momento comprometeu, honestamente não acho que exista alguém melhor para a posição atualmente.
Marcelo, lateral esquerdo – Como esse cara joga bola meu deus, que loucura, isso ai que ele faz é tudo futebolidade, futebolidade… Mas falando sério, Marcelo me surpreende cada vez mais, tem uma facilidade absurda para apoiar na frente, driblar, passar, chutar , o cara faz tudo, e ainda costuma não deixar muitos espaços atrás (exceção do jogo contra Itália onde achei que deixou mais espaços que o normal, vide primeiro gol italiano).
Thiago Silva, zagueiro – Sinceramente não tenho nada pra falar de Thiago Silva a não ser que acho ele o melhor zagueiro do MUNDO. Falha quase que nunca e é sempre consistente, não tem como reclamar.
David Luiz, zagueiro – Jogou bem os últimos jogos, principalmente contra o México, a única coisa que não entendo é esse espirito de de Domingos que se apossa dele de vez em quando, do nada o rapaz vira um carniceiro e da umas cavaladas ridículas, lances assim foram constantes contra a Itália e mais ainda contra o Japão, da uma Maracujina pra ele antes do jogo que ta tudo certo.
Dante, zagueiro – Apesar do gol no terceiro jogo me decepcionou, foi bem afobado na zaga, mal na marcação, e como sabemos a função principal do zagueiro é marcar, espero que tenha sido só nervosismo ou algo do gênero.
Luiz Gustavo, volante – Gostei de mais dele no jogo contra o Japão, fez a tipica atuação ralfesquiana, mal tocou na bola, seu nome quase não foi dito, MAS anulou espaços na frente da área e foi muito bem na cobertura dos zagueiros. Contra o México praticamente repetiu a atuação. Enfrentando a Itália foi pior, não jogou nem 50% dos últimos jogos e fez um dos penaltis mais ridículos que já vi (apesar de não ter sido marcado pelo juiz). Pode ser um indicativo que ele só consegue boas atuações contra ataques pouco perigosos ? talvez, veremos.
Paulinho, volante – Só jogou dois jogos mas mostrou bem quem é. Um gol digno de centro avante no primeiro jogo e uma jogada sensacional no segundo (a jogada em que se machucou) mostram o seu estilo de jogo perfeitamente, no meu time sempre seria titular.
Hernanes, volante – Não da mais pra deixar o cara na reserva Scolari pelo amor de Deus cara ! Sei ue foi titular no último jogo mas duvido seriamente que também teria sido se caso Paulinho não tivesse se machucado, e deve voltar pra reserva assim que Paulinho voltar de lesão. Espero muito que Felipão o escale de titular nos próximos jogos, de preferencia JUNTO de Paulinho, só imaginem um meio de campo com Hernanes, Paulinho e Oscar… Neymar e Fred agradecem.
Oscar, meia – Gosto bastante do futebol de Oscar, porém acho que renderia muito mais se movimentando pelas pontas sempre e deixando o encargo de organizar o jogo no meio para outro (Hernanes), não que ele não saiba jogar pelo meio mas gosto de vê-lo explorando sua velocidade pelas pontas.
Bernard, meia – Uma rápida menção ao jovem meia atleticano, que belo passe deu no ultimo gol brasileiro contra a Itália hein ? quanta CATEGORIA !
Hulk, atacante – Não vou corneta-lo tanto porque acho que vem evoluindo bem na equipe, é inegável que é um dos jogadores que mais busca jogo no time, ENTRETANTO pra mim ta longe de ser titular de seleção brasileira, falta qualidade técnica demais ao rapaz, nenhuma raça ou físico compensam isso. E não me venham com “ah mas ele é importante pro esquema tático e mimimi”, só se o teu esquema tático for perder o máximo de bolas possíveis… Na boa o cara não é tão ruim mas tendo Hernanes no banco, como que se deixa um ser desse em campo ?
Neymar, atacante – EEEE que rapaz mais lindo esse neymaravilha hein ? agora desencantou de vez é só golaço ! É exatamente isso que se espera dele, que chame a responsabilidade e resolva como fez nos últimos jogos, continue assim e vamos longe ! Ainda ressalvo no entanto que em vários lances (principalmente primeiro tempo contra Itália) ele anda bem afobado, provável que seja justamente a tentativa de chamar a responsabilidade que o deixa assim então não vou pegar muito no pé, além do que esse tipo de coisa costuma desaparecer com o tempo e experiência.
Fred, atacante – Até o jogo da Itália sua posição de titular estava seriamente ameaçada por ótimas atuações de Jô. Porém pra mim tais dúvidas nunca existiram. Reconheço que o momento de Jô é fenomenal, mas Fred é Fred. O cara é matador demais, sabem o que ele faz além de sucesso ? Gols muitos gols. Como o terceiro contra a Itália, na MINHA HUMILDE OPINIÃO, Jô nunca faria aquele gol, mas Fred fez. “AH MAS ELE NÃO SAI DA ÁREA PRA BUSCAR JOGO !” GRAZADEU CARA ! centro avante tem que ficar paradinho dentro da área esperando a bola, puxando marcação (vide gol de Neymar contra o México, Fred puxou a marcação dos dois zagueiros e deixou Neymar sozinho).
Jô, atacante – Ta jogando muita bola também, que momento passa o rapaz ! Se não tivéssemos Fred no time seria titular com certeza. Pra mim reserva imediato absoluto, desculpa ae Damião mas ultimamente tu ta muito longe do futebol do atacante do Galo.
Felipão, Técnico – Minha única reclamação é a insistência com Hulk. De resto acho que arma o time muito bem e melhor que isso conferiu a mentalidade necessária ao grupo parra sermos campeões. Isso por que nem entramos nos mata-mata, sua grande especialidade.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<