Seleções Estaduais do Brasil 2013

Via DiBico

SELEÇÕES ESTADUAIS

Entre as décadas de 1920 e 1960 era comum torneios e partidas entre os selecionados de cada Estado. E montar seleções é sempre uma atividade interessante para os amantes do futebol, que desperta debates e troca de opiniões.

Assim surgiu essa ideia, através de uma de nossas resenhas, para escalar as seleções de cada Estado, levando-se em conta os jogadores que atuam em cada unidade da federação, e os estados com representantes na Série A.

O critério foi misto. Tentamos balancear a qualidade com o momento, sobrepondo a qualidade. Afinal, a intenção é escalar os melhores jogadores, que nem sempre estão num momento favorável. No entanto, alguns, na nossa concepção, já foram os melhores e não alcançarão um nível tão satisfatório mais, por exemplo, Luís Fabiano. Ou seja, não acreditamos que ele esteja passando por um momento ruim apenas, mas sim que seu futebol caiu de forma a não recuperá-lo mais.

Para cada seleção, traremos um esboço de 2013 para as principais equipes do estado, e ainda detalhes bem humorados sobre os nossos personagens, nossos selecionados, confira e dê sua opinião:

Seleção Baiana

BA – Marcelo Lomba, Ayrton, Victor Ramos, Titi, Juan; Michel, Cáceres, Renato Cajá , Marquinhos; Maxi Biancuchi e Fernandão. Técnico: Ney Franco

Vish mainha, bateu uma preguiça de fazer essa seleção.

Mas vamos lá, para o que se propõe a fazer no Campeonato Brasileiro, 2013 foi um ano satisfatório na boa terra, o Vitória sonhou com a Libertadores e fez excelente campanha no Brasileiro. Enquanto o Bahia lutou bravamente para ficar na elite e permaneceu na Série A, o que permite ao tricolor de aço sonhar com melhores colocações na próxima temporada.

Na seleção baiana temos o ótimo Marcelo Lomba, o comedor Victor Ramos, Renato Cajá (GÊNIO INCOMPREENDIDO) e o primo do Messi.

A seleção baiana incomodaria em alguns jogos, e só.

Outros bons nomes: Ayrton, Escudero (único argentino não raçudo) mas um jogador ok, Obina (O DESTRUIDOR), Wallyson (apelidado em Minas deSPUTNIK AZUL), e claro, ele, o homem, a lenda, o mito, o Pelé negro,Freddy Adu. O qUe DiZeR dEsSe CaRa QuE MaL cOnHeÇo E jÁ cOnSiDeRo PaCas?!

Por último, deixei ele, o atleta mais amado s2 s2 s2 da via láctea: André Lima, clique aqui, POR FAVOR, e veja essa aberração!

Seleção Carioca

RJ – Dos quatro grandes, apenas o Botafogo fez um bom Brasileiro (não ri, é sério!), e o Flamengo conquistou a Copa do brasil.  O Fogão sonhou com o título por boa parte do campeonato brasileiro, hoje se contenta com a vaga na Libertadores, até que a Ponte Preta prove o contrário.

O Vasco, que respirou por aparelhos durante todo o campeonato, caiu em 18º. O time não tinha goleiro e contava com JOMAR e CRIS na defesa, ta de “saca”.

O Fluminense pagou pela campanha irregular, pelas constantes troca no comando e não declinou o convite da zona, aceitou de bom grado. Estão dizendo por lá que o tricolor saiu sem pagar, que história é essa?!

Apesar do momento ruim, o Rio teria uma seleção forte, com pelo menos dois excelentes goleiros. O time tem um zagueiro experiente e outro ótimo e promissor defensor, além de bons laterais.

O meio com Jean, Elias, Juninho e Seedorf é extremamente qualificado. Na frente, dois matadores, que se dane! O meio é talentoso demais, vão ser passes aos montes para o artilheiro nato, Fred, e para o brocador Hernane. Sem falar que os laterais têm características ofensivas e podem auxiliar na criação.

Eu até tentei montar uma segunda seleção carioca mas não deu, ficou muito fraca, chega de vexames no Rio, PRFVR, vamos apenas aos bons nomes que poderiam figurar: Cavalieri, Edílson, Júlio César, Lodeiro, Paulinho, Rafael Marques, Rafael Sóbis.

Seleção Catarinense

SC – Galatto, Suéliton, Matheus Ferraz, Thiego, Marlon; W. Magrão, Maylson e Marcelo Costa. Wellington Paulista, Lins e Bruno Rangel. Téc: Vinícius Eutrópio

O futebol catarinense vive um momento único em sua história. Serão TRÊS representantes catarinenses na Série A em 2014. Estados com maior tradição como RS, MG e RJ terão apenas dois. Nós do DiBico, como torcedores que somos, esperamos que a ala feminina destes representantes estejam presentes nas caravanas.

Melhor seleção porque tem o melhor nome, S-U-É-L-I-T-O-N. Sensacional! “Prazer, meu nome é SUÉLITON” (melhor sensação deve ser).

Uma seleção que não é boa, mas é charmosa, além do SUÉLITON, temos o tecnicista (como diriam os olheiros do CM) Marcelo Costa, teríamos o Daniel (coca-cola, pizza, biscoito recheado, picanha, maminha, cheetos, nuttela…) Carvalho, se ele não tivesse se cansado dos treinos e virado jogador de futsal (!!!), Wellington Paulista, o popular WELLINGOL,  Bruno Rangel, a revelação de 31 anos, recordista de gols na série B, o novo RUUD VAN DER LEY, mito do Gama e zuão que fez o gol no Fábio, de costas. Isso sem falar no príncipe LINSWANDOWSKI.

Não dá pra vencer, mas dá pra se divertir.

Seleção Gaúcha

RS – Calma, galera. Essa é a seleção mais polêmica de todas. Scocco e Vargas podem gerar discórdia de todos, inclusive dos seus próprios torcedores. Afinal, eles não apresentaram tudo que sabem. Mas voltem no início do post e vejam que tentamos mesclar potencial e momento. Nós acreditamos em ambos e por isso estão aqui.

Sobre o treinador, vale destacar que a preferência por Renato Gaúcho viria seja lá quem fosse o treinador colorado, Renato é o jogador mais transão da história e com a filha mais gata e gostosa. Motivos justos para o cargo vitalício. Carol, o DiBico te ama!

A seleção gaúcha forma um excelente time e brigaria pesado numa hipotética copa de estados

No Brasileirão o Grêmio sonhou com o título, assim como eu sonho com a Katy Perry todos os dias, o que é frustrante (para ambas as partes), já que mais uma vez o tricolor investiu pesado.

Pior ainda é a situação do Inter, que investiu tanto quanto e foi eliminado na Copa do Brasil e não viu, nem de longe, o G4 do Brasileirão, e ainda chegou à rodada final com chances matemáticas de ser REBAIXADO, vou nem zuar.

Em um banco de reservas teríamos opções interessantes como Alex (assim que voltar do “mundo árabe”), Otávio, Zé Roberto, Forlán, Leandro Damião e Kléber. Ou seja, do meio pra frente a seleção gaúcha é extremamente qualificada.

Seleção Goiana

GO – Em Goiás, assim como no Paraná, um ano de extremos. Enquanto o Goiás teve ótima campanha na Série A, mirou uma vaga na Libertadores e foi semifinalista da Copa do Brasil, o Atlético Goianiense penou para permanecer na Série B, ficou na tampa.

Em Goiás temos atletas interessantes, Dudu Cearense, um dos maiores FOGUETES MOLHADOS da história do futebol brasileiro. Renan Oliveira (vai estourar no próximo ano, juro!). Hugo (o popular HUGOL). E ele, o cara que tomava três latas de refri e comia um pacote de biscoitos recheados antes de dormir, o gordinho Walter. Que aliás, tem uma história de vida emocionante, tem meu respeito o matador Walter, que sim, é MUITO bom de bola.

Seleção Mineira

MG – A melhor seleção e com mais opções. Em Minas tem muito nego bom de bola. Não é à toa que Galo e Cruzeiro tem os melhores times do Brasil, um é o campeão da América (quiçá do mundo) e o outro o campeão brasileiro com mais rodadas de antecedência da história (quase um turno inteiro).

Algumas peculiaridades: Fábio é o melhor goleiro do Brasil desde 2008, quem acompanha sabe. Nilton joga muito, mas MARIDÃO AZUL é foda,letra E) no Testes de Macho, me ajuda aí, arrumem outro apelido pra esse menino. Éverton Ribeiro é o filho que toda mãe queria ter, joga demais e é da famosa turma do GRAPETTE, não bebe, não fuma, não mete. Ronaldinho está longe de ser só mais um rostinho bonito no futebol, e Jô é oAlladim brasileiro #respect.

Em Minas ainda podemos fazer uma Seleção B, que não fica muito atrás dos titulares, e se pah, SE PAH, é a segunda melhor do Brasil, confira: (SÃO) Victor, Mayke ou Ceará, Leonardo Silva, Bruno Rodrigo, Júnior César ou Lucas Cândido; Pierre, Lucas Silva, Ricardo Goulart (ator de novela mexicana), Dagoberto, Fernandinho e Willian. Téc: Marcelo Oliveira

Vale a lembrança para Richarlysson, que se autodenominou RICKY (ele pede né?!), e que não é adepto da Lei de Gil.

Seleção Paranaense

PR – A seleção paranaense ficou forte, com a presença de Alex, craque de bola. Do Manoel, excelente zagueiro ou fraco atacante? Estou confuso! E ainda os atleticanos Paulo Baier (eterno), Marcelo e Éderson, que vivem grande fase. Éderson foi o artilheiro do Brasileirão 2013, seria o novo Josiel (ou não)? Na reserva temos ainda ele, a lenda, o Pelé Branco, Lúcio Flávio.

A Seleção do Paraná daria trabalho em alguns jogos, mas seria coadjuvante.

Na Série A, o futebol paranaense viveu um ano de extremos. O Atlético, clube que desafia as leis da ciência (Manoel e Guerrón são a mesma pessoa), clube da maior lenda viva do futebol brasileiro, Paulo Baier, maior artilheiro da história dos pontos corridos (é sério), terminou o campeonato em 3º lugar, com vaga na Libertadores e fez bela campanha na da Copa do Brasil, sendo vice-campeão.

O Coritiba viveu o temor do rebaixamento mas tinha Geraldo, e K9, que desencantou, confiei no Coxa e não me arrependi. Já o Paraná Clube, brigou por uma vaga na elite em 2014, mas ficou a 4 pontos de realizar o sonho.

Seleção Paulista

Sem dúvidas, um dos piores anos do futebol paulista na história. No Brasileirão, ninguém buscou o título e nem sequer vaga na Libertadores.

O Santos flutuou na tabela. Enquanto Portuguesa, São Paulo e Corinthians discutiram pra ver quem desce para zona. A Ponte se ajeitou por lá desde o início, mija de porta aberta, fecha a geladeira com a bunda.

O Palmeiras está de volta à elite em 2014. Na Série B já estava ambientado, era o dono da bola, organizava o churrasco na laje, montava a piscininha, alugava a máquina de chopp…

Bom, a seleção paulista ainda é forte. A defesa é ótima com Cássio (nada pode ser mais feio), Gil e Henrique. O meio com Ralf, Wesley, Jadson e Montillo é muito criativo e talentoso. O ataque tem a velocidade, técnica e VOADORAS.

Uma Seleção B em São Paulo poderia ficar assim: Fernando Prass, Cicinho, Rafael Tolói, Vilson e Fábio Santos. Arouca, Cícero, Ganso e Renato Augusto. Sheik e Luís Fabiano. Téc: Tite

Outras presenças interessantes na reserva: Danilo, Pato, Valdívia +, Alan Kardec, Osvaldo e Leandro. Vou colocar também o Marcos Assunção, vulgo Kid Bengala, por sua contribuição à cultura nacional.

Seleção Pernambucana

PE – Magrão; Patric, João Felipe, William Alves, Marcelo Cordeiro; Elicarlos, Martinez, Marcos Aurélio; Maikon Leite, Caça Rato e Denis Marques . Técnico: Geninho

Dirão que o belíssimo estado de Pernambuco não teve um representante no Brasileirão 2013, e isso é uma verdade. O que o Náutico fez no campeonato foi outra coisa, jogar, representar, etc, é que não foi.

A esperança fica por conta do mais novo representante, o Sport, que subiu e estará na elite em 2014. Esperamos que ao final do ano que vem, possamos elogiar o Leão pela boa campanha no Brasileiro, e quem sabe, o retorno do Náutico e do Santa, à elite.

Santa que fez bonito em 2013, foi campeão estadual e campeão da Série C.

Quanto aos artistas da bola, destaque para o Patric, lateral direito (o qual tive imensas dificuldades para aceitar a presença nessa lista de melhores, sou da opinião de que “PATRIC”, “MELHORES” e “SELEÇÃO”, não podem constar na mesma frase).

Menções honrosas ao goleiro Magrão, que participou da Guerra dos Mascates e é um dos maiores nomes da história do Sport, sem dúvidas um nome importantíssimo para o estado de Pernambuco.

O boliviano Chumacero não teve uma sequência no Sport mas gostei do jogador na Libertadores e acho que pode ser um problema de adaptação mesmo.

Temos ainda, Elicarlos (O BUSQUETS, O XAVI, O INIESTA, de Adílson Batista), o ótimo Martinez, Maikon Leite (sempre lembrado com carinho pelos torcedores palmeirenses). E a dupla do Santa, claro, eles, os lendários Dênis Marques e Flávio Caça-Rato® (melhor nome depois de SUÉLITON™).

Bom, a seleção pernambucana não seria protagonista, mas faria jogo duro e arrancaria pontos no Mundão do Arruda lotado, Arena Pernambuco de c.. é r..

E aí, qual a sua seleção preferida?

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<