Seu time é um FRACASSO #9 – São Paulo | FUTIRINHAS

Seu time é um FRACASSO #9 – São Paulo

Por Felipe Domenech 

Fala galera, nos encontramos de novo. A aventura pelas historias mais negras do nosso país segue, e hoje falaremos do clube que possui a diretoria mais ditatorial do país, já podem imaginar quem é né? Claro que falaremos do São Paulo Futebol Clube.

O São Paulo Futebol Clube é o clube que mais ostenta títulos no Brasil. Mas será que existe motivo para tanta ostentação? É inegável que o presente momento dos bambis é sensacional, mas devemos voltar no tempo para demonstrar a todos que tipo de clube é na verdade as meninas do Morumbi.

Voltemos nossas atenções à fundação do clube, um período antes da fundação oficial, em 1935. Em 1930, o Tricolor Paulista não conseguia se firmar e acabou acumulando dívidas astronômicas. Com isso, o clube foi obrigado a fechar as portas com apenas meia década de nascimento. Porém, a “sempre astuta” diretoria são-paulina(parece que a tradição de ter diretorias corruptas e egocêntricas é antiga por causa deles, explico depois) conseguiu um “acordo” com uma equipe chamada de Tietê(era o nome). A dívida consistia em simplesmente o são Paulo dar todo seu patrimônio junto com a divida, ou seja, fatal. Claro que esse acordo não levaria a lugar nenhum, é talvez o acordo mais absurdo já presenciado na história. 3 anos depois o São Paulo acabou colhendo os louros desta empreitada genial. Acumulou mais um mar de dívidas e dessa vez pra se salvar do buraco, dessa vez o escolhido foi uma equipe da Mooca, clube o qual me recordo apenas como Estudantes. Se livrando mais uma vez de um fechamento de portas quase que certo. Galera não se percam, isso tudo aconteceu em menos de 10 anos de existência do clube.

Em 1938 o São Paulo estava pobre, sem patrimônio, com apenas 2 jogadores próprios e os outros 9 vindos do Estudantes da Mooca. A diretoria Tricolor decidiu então embarcar numa estranha empreitada. Pediram para que os dois grandes da cidade: Palmeiras e Corinthians fizessem um clássico com o intuito de levantar as finanças do clube, arrecadando a dívida desse clássico e doando toda ao São Paulo. Fatos muito estranhos pra quem hoje em dia arrota ser o time mais rico e mais bem estruturado do país.

O SPFC parece aquele primo pobre que vivia pedindo o carro emprestado e uma “graninha”, logo conseguiu um empreguinho e começou a se achar superior. Enfim, voltando ao assunto, o famoso jogo das barricadas, ficou conhecido assim pelas barricas colocadas na porta do estádio aonde aconteceria o embate, tais barricas foram colocadas lá para que os torcedores depositassem seus trocados de bolso e assim ajudassem a levantar o Tricolor.

Relatos contam que neste mesmo jogo, o então presidente do São Paulo-Estudantes caminhava no meio da torcida com um pedaço de pano esticado para que os torcedores presentes pudessem jogar moedas e fazer suas doações. Claro que todo dinheiro do jogo, e das barricas, foi doado para que o São Paulo se livrasse de suas dívidas e se reestruturasse novamente.

Outro fato interessante na história do São Paulo é como o clube conseguiu seu estádio Cícero Pompeu de Toledo. O clube ganhou de presente da prefeitura de São Paulo o terreno para a construção do estádio. Inaugurou o mesmo inacabado para poder ganhar dinheiro e poder finalizar o Morumbi, fizeram até bingos e sorteios para arrecadar o dinheiro necessário. Demorou alguns anos, mas conseguiu.

Fora a fama adquirada de bambi, quando o ex-jogador Vampeta, na época no Corinthians, começou a chamar os são paulinos com essa denominação. Os são paulinos ficaram revoltadíssimos com a brincadeira e o apelido pegou de vez. Pros são paulinos, a vergonha de ser chamados de bambi era tanta, que até baniram a camisa 24 do elenco, o que causou ainda mais brincadeiras dos rivais. De bônus, a passagem do volante Richarlyson pelo Tricolor do Morumbi deu mais força ainda ao apelido.

Apesar de ser um clube que ganha muitos títulos, o São Paulo passou por uma época que perdia todos os mata-mata que disputava e ganhou fama de amarelão. Bastava o clube chegar a uma disputa de mata-mata, que o time era eliminado.

 Bom galera foi isso, espero que tenham curtido. Como fiz no último texto, deixo aqui meu ask: http://ask.fm/kdteudeus para que caso alguém queria fazer uma critica ou sugestão mais direta sobre a coluna. Obrigado até mais.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<