Seu time é um SUCESSO #2 – Vasco | FUTIRINHAS

Seu time é um SUCESSO #2 – Vasco

Por Felipe Domenech

time-sucesso-vasco

Olá galera, cá estou de novo. Trago hoje um texto exaltando o clube que primeiro aceitou negros em seu time no Brasil, o primeiro clube a eleger um presidente negro. E claro, não menos importante, o único clube do Rio de Janeiro que possui estádio próprio (construído pelo próprio esforço). Claro que estou falando do Vasco da Gama, o Gigante da Colina.

É fácil falar de uma equipe que é gloriosa desde que foi fundada. Primeiramente pelo fato de ter sido a primeira equipe a ir contra todos os paradigmas esportivos e sociais da época e elegeu pela primeira vez na história um presidente negro. Quando os vascaínos elegiam, e reelegiam, o presidente  Cândido José de Araújo, não tinham noção do quanto isso ficaria marcado na história do nosso futebol. Um negro sendo eleito na época era quase como ir contra todo o pensamento de uma população extremamente racista e não igualitária. O Vasco foi o primeiro a quebrar uma cultura que só seria quebrada pelos rivais décadas mais tarde.

Em 1915, o Vasco passou a ter um time de futebol também, e em 1923 estrearia na 1ª divisão do campeonato carioca, o primeiro jogo foi um empate por 1×1. Mas no segundo, o clube já surpreenderia o Brasil inteiro ao vencer o poderoso Botafogo pelo placar de 3×1. Surpreendente resultado devido ao fato da equipe, além de ser muito jovem no futebol, ter uma equipe inteiramente composta por jogadores negros, nordestinos e pobres. E claro, todas essas camadas sofriam profundo preconceito pelo sociedade da atual capital do país.

em seu ano de sua estreia, o Vasco se sagrou campeão carioca, abrindo assim uma sequência fantástica de conquistas no estado.

Muito tempo depois, em 1974, o Vasco se lançava definitivamente em território nacional, com seu artilheiro e estrela máxima, Roberto Dinamite. O clube se sagrou campeão brasileiro em cima do Cruzeiro. Sendo assim, o primeiro clube carioca a ser campeão brasileiro.

Em 1989, o Vasco de novo conquistou a maior glória do futebol nacional. Feito esse que se repetiu com grandeza nos anos de 1997, título que levou o Vasco a disputar o torneio que lhe deu a maior glória de sua história, e o de 2000, torneio que ficou marcado, pois além de mais uma brilhante atuação do Gigante da Colina, foi conhecido também como o torneio que permitiu que o rival Fluminense subisse no tapetão da Série C para a Série A do Brasileirão.

Mas voltemos ao ano de 1998, ano da maior glória da história do clube, que conquistou tantas glórias na sua história. Mas quis o destino que a maior seria conquistada justo no ano em que o Vasco completou seus 100 anos de história. Qual vascaíno de coração não lembra do meia Juninho acertando o chute mais espetacular da carreira?

No começo da competição o Vasco passou por Grêmio, América do México e Chivas Guadalajara. Claro que nenhum gremista esqueceu aquele glorioso 3×0 aplicado pelo Vascão na primera fase. Nas oitavas de final, o Vasco enfrentou o Cruzeiro, e com uma vitória e um empate passou lotado por Minas Gerais. Nas quartas, com mais um empate e uma vitória, o alvinegro carioca deixou os gaúchos DE NOVO na saudade. Já na semifinal, o Vasco enfrentou a maior dificuldade naquela competição. Após vencer por 1×0 em casa e começar o jogo perdendo la na argentina por 1×0, a torcida viu Juninho bater a falta que fez milhões de vascaínos chorarem como crianças. O golaço de falta que classificou o time da virada para a final da libertadores contra o Barcelona de Guayaquil. Após duas vitórias incontestáveis, o Vascão se sagrou campeão da América justamente no ano de seu centenário. Fato esse invejado por quase todos os times do Brasil.

Bom amigos, esse foi o texto do Vasco. Semana que vem, volto com um texto sobre o Santos, lembrando que essa série seguirá a sequencia da série anterior “Seu time é um fracasso”. Deixo aqui meu perfil http://ask.fm/kdteudeus para que possam me enviar criticas e sugestões, até mais.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<