Análise dos grupos da Copa do Mundo

ÁFRICA DO SUL – Classificada automaticamente por ser o país-sede do mundial, a seleção sul africana corre o risco de ser a primeira seleção a sediar uma copa do mundo a não passar para a segunda fase. Tem como treinador o brasileiro Carlos Alberto Parreira, que disputa sua 9ª copa do mundo seguida como treinador.

DESTAQUE: Steven Pienaar (1,76m 66kg – 28 anos) – CLUBE: Everton (ING)
MÉXICO – A seleção mexicana quer fugir do rótulo de mera coadjuvante em mundiais, já carimbou presença em 13 copas e há 4 é eliminada nas 8ª de final. Possui um elenco com bons nomes como Rafa Marquez, Osorio, Salcido, Giovani dos Santos, Guardado e Vela. Além do experientíssimo Blanco, de 37 anos.
DESTAQUE: Carlos Vela (1,75m 66kg – 21 anos) – CLUBE: Arsenal (ING)
URUGUAI – A celeste olímpica, como é conhecida a seleção uruguaia chegou ao mundial se classificando na repescagem ante a Costa Rica. Apesar da fraca campanha para chegar ao Mundial, a equipe conta com bons jogadores em seu elenco, casos do goleiro Muslera, Diego Lugano, Cáceres, Gargano, Lodeiro e da dupla de frente formada por Forlán e Suarez.
DESTAQUE: Diego Forlán (1,80m 75kg – 31 anos) – CLUBE: Atlético de Madrid (ESP)
FRANÇA – Com ótimos jogadores em seu elenco, a equipe francesa é a maior incógnita desse mundial, pois seu futebol até então jamais empolgou o torcedor. Apesar de contar com ótimos valores como Evra, Ribery, Gourcuff, Anelka, Henry, Malouda, é uma equipe que ainda não conseguiu desempenhar dentro de campo o que o time tem no papel.
DESTAQUE: Frank Ribéry (1,70m 72kg – 26 anos) – CLUBE: Bayern München (ALE)
QUEM VAI PRA 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
URUGUAI E FRANÇA

ARGENTINA – Provavelmente a seleção com os maiores valores individuais desse mundial, principalmente no ataque, que conta com Messi, Tevez, Aguero, Milito e Higuaín, além do veteraníssimo Palermo, do Boca Jrs. A Argentina pode pagar o pato simplesmente por seu técnico, Diego Maradona, não ter a mesma competência como treinador assim como tinha como jogador. Él Pibe deixou de fora jogadores como Zanetti e Cambiasso, campeões de tudo com a Inter de Milão nesta temporada.
DESTAQUE: Lionel Messi (1,69m 67kg – 23 anos) – CLUBE: Barcelona (ESP)
NIGÉRIA – Longe de ser aquela Nigéria que encheu nossos olhos nas Copas de 94 e 98, onde víamos talentos como Okocha, Amokachi e Yekini, a seleção nigeriana ainda aposta no talento do carrasco brasileiro nas Olímpiadas de Atlanta, em 1996, Nwankwo Kanu, de 33 anos. De fato, a equipe possui bons jogadores como Yakubu, Martins, Odenwingie, Yobo e Taiwo. Mas nem de longe lembra as equipes citadas acima. O futebol nigeriano hoje prioriza a força física à técnica.
DESTAQUE: Nwankwo Kanu (1,97m 80kg – 33 anos) – CLUBE: Portsmouth (ING)
COREIA DO SUL – Em 2002 então sediando a copa ao lado do Japão, a Coreia do Sul surpreendeu com um 4º lugar, logicamente que beneficiada ao passar por Itália e Espanha em duas partidas abursurdamente banhadas a erros de arbitragem favorecendo a equipe sul coreana. Participando seguidamente de todos os mundiais desde 1986, a seleção sul coreana aposta suas fichas nos seus dois principais jogadores, o capitão e meia do Manchester United Park Ji-Sung e no atacante do Monaco, da França, Park Chu-Young.
DESTAQUE: Park Ji-Sung (1,78m 73kg – 29 anos) – CLUBE: Manchester United (ING)
GRÉCIA – Campeã europeia em 2004, mas fora da Copa de 2006, a Grécia chega para seu segundo mundial após 16 anos. Certamente, a equipe grega entrará em campo adotando a mesma tática que a consagrou no título europeu, uma retranca extremamente forte e jogando a base de bolas na área, explorando a força física de seus atacantes Gekas e Charisteas.
DESTAQUE: Theofanis Gekas (1,79m 76kg – 30 anos) – CLUBE: Hertha Berlim (ALE)
QUEM AVANÇA PARA A 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
ARGENTINA E NIGERIA

INGLATERRA – A seleção inglesa chega para o mundial com seus principais jogadores em frangalhos. Rooney, Gerrard e o recém cortado Ferdinand que o digam. O técnico Fábio Capello confia plenamente na recuperação de Gerrard e Rooney, jogadores que podem fazer a diferença a favor dos ingleses. Chega ao mundial como um dos principais favoritos ao título da Copa.
DESTAQUE: Wayne Rooney (1,76m 78kg – 24 anos) – CLUBE: Manchester United (ING)
ESTADOS UNIDOS – Não é de hoje que a seleção dos Estados Unidos deixou de ser aquela equipe com futebol pragmático e sem graça de outras épocas. O fato é que com o passar dos anos e com seus jogadores cada vez mais ganhando espaço em grandes centros do futebol, o jeito de jogar da equipe melhorou condideravelmente, tanto que disputou a final da Copa das Confederações 2009 contra o Brasil, após eliminar a forte seleção espanhola.
DESTAQUE: Clint Dempsey (1,85m 77kg – 27 anos) – CLUBE: Fulham (ING)
ARGÉLIA – Podemos chamar a Argélia como a França B nesta Copa, afinal 15 jogadores dos 23 convocados nasceram no país europeu. A Argélia chegou ao mundial após eliminar dramaticamente o Egito, então campeão africano.
DESTAQUE: Karim Ziani (1,69m 66kg – 27 anos) – CLUBE: Wolfsburg (ALE)
ESLOVÊNIA – A seleção eslovena tem como principal foco, a defesa. Se fechando com até 6 jogadores extremamente recuados, espera conquistar pelo menos seu 1º ponto em copas do mundo.
DESTAQUE: Rene Krhin (1,89m 78kg – 20 anos) – CLUBE: Inter de Milão (ITA)
QUEM AVANÇA PARA A 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS

ALEMANHA – Chega ao mundial desfalcada de seu principal jogador e líder, Michael Ballack. Com uma equipe muito jovem, o técnico Joachim Low aposta nos talentos de Schweinsteiger, Özil, Lahm, Kiessling e do artilheiro Klose para se dar bem na Copa.
DESTAQUE: Mesut Özil (1,82m 76kg – 21 anos) – CLUBE: Werder Bremen (ALE)
AUSTRÁLIA – Após chegar até as 8ªs de final na copa de 2006, a Austrália espera ao menos repetir a dose neste mundial. Depois de se classificar diretamente pela primeira vez (após passar a disputar as Eliminatórias asiáticas), a equipe australiana ainda deposita suas fichas nos experientes Cahill, Kewell e Bresciano.
DESTAQUE: Tim Cahill (1,78m 75kg – 30 anos) – CLUBE: Everton (ING)
SÉRVIA – Disputando sua primeira Copa como país independente após ser parte da extinta Iugoslávia, e depois Sérvia e Montenegro, a equipe conta com os experientes Stankovic e Pantelic para armar e marcar os gols da equipe no mundial. Tem uma equipe bem montada e conta com um dos melhores zagueiros do mundo no elenco.
DESTAQUE: Nemanja Vidic (1,88m 86kg – 28 anos) – CLUBE: Manchester United (ING)
GANA – Chegando para disputar seu 2º e consecutivo mundial, a equipe ganesa conta a seu favor com o melhor desempenho nas eliminatórias africanas para a Copa, tem uma equipe bem armada e bem postada. Mas tem uma grande baixa no elenco, Michael Essien não disputará o mundial devido à lesão.
DESTAQUE: Sulley Muntari (1,79m 79kg – 23 anos) – CLUBE: Inter de Milão (ITA)
QUEM PASSA PARA 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
ALEMANHA E AUSTRÁLIA

HOLANDA – Provavelmente, ao lado de Argentina e Espanha possua o elenco com os melhores talentos individuais para a disputa da Copa do Mundo. Jogadores como Sneijder, Van der Vaart, Robben, Kuyt e Van Persie podem decidir uma partida a qualquer instante. É uma das candidatas ao título do mundial, apesar de possuir uma defesa que não passa muita confiança.
DESTAQUE: Robin Van Persie (1,83m 71kg – 26 anos) – CLUBE: Arsenal (ING)
DINAMARCA – Após se classificar diretamente à Copa, deixando para trás adversários como Portugal (classificando-se na repescagem) e Suécia (fora da Copa), a seleção dinamarquesa chega ao seu 4º mundial esperando ficar novamente entre as 10 melhores equipes. Conta com bons valores em seu elenco e pode surpreender.
DESTAQUE: Niklas Bendtner (1,91m 83kg – 22 anos) – CLUBE: Arsenal (ING)
JAPÃO – Provavelmente o time mais fraco do grupo, apesar de possuir alguns bons jogadores na equipe, casos de Nakamura, Okubo, Honda e do brasileiro Túlio Tanaka, vai para o mundial principalmente para não passar vexame dentro de um grupo tão forte.
DESTAQUE: Takashi Honda (1,82m 74kg – 24 anos) – CLUBE: CSKA Moscou (RUS)
CAMARÕES – Chegam para o mundial com brigas internas entre ídolos do país, como Roger Milla e o ex-goleiro Bell e seu principal jogador Samuel Eto´o. Apesar disso, os leões indomáveis sonham pelo menos repetir a dose da Copa de 90, na Itália, onde surpreendeu o mundo com um futebol alegre e vistoso.
DESTAQUE: Samuel Eto´o (1,80m 75kg – 29 anos) – CLUBE: Inter de Milão (ITA)
QUEM PASSA PARA A 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
HOLANDA E DINAMARCA

ITÁLIA – A campeã mundial chega a Copa com a base da última copa, com jogadores como Buffon, Zambrotta, Cannavaro, Pirlo, Gattuso, De Rossi, Camoranesi, Iaquinta, Gilardino, entre outros. Curiosamente, o técnico Marcello Lippi aposta no avante Antonio Di Natale, artilheiro do último campeonato italiano pela modesta Udinese.
DESTAQUE: Antonio Di Natale (1,70m 68kg – 32 anos) – CLUBE: Udinese (ITA)
PARAGUAI – Novamente classificado a um mundial após ótima campanha nas eliminatórias, o Paraguai “superou” a tragédia com seu principal jogador, Salvador Cabañas, naturalizando às pressas o avante argentino Lucas Barrios, do Borussia Dortmund. Possui um time sem muita criatividade no meio-campo, mas tem ótima defesa e um ataque eficiente.
DESTAQUE: Óscar Cardozo (1,92m 91kg – 27 anos) – CLUBE: Benfica (POR)
NOVA ZELÂNDIA – Principal candidata ao lado da Coreia do Norte e de Honduras a ser a equipe mais insignificante da Copa do Mundo. Tem como seu principal jogador o zagueiro Nelsen, que joga na Premier League.
DESTAQUE: Ryan William Nelsen (1,83m 90kg – 32 anos) – CLUBE: Blackburn (ING)
ESLOVÁQUIA – Possui uma defesa sólida em campo e com um ótimo articulador de jogadas, chamado Marek Hamsik. Com certeza lutará por uma das duas vagas do grupo.
DESTAQUE: Marek Hamsik (1,83m 73kg – 22 anos) – CLUBE: Napoli (ITA)
QUEM PASSA PARA A 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
ITÁLIA E ESLOVÁQUIA

BRASIL – A seleção brasileira provavelmente chega ao mundial com a convocação mais contestada de todos os tempos pelos brasileiros, um clamor popular pedindo Neymar e Ganso, do Santos. Além de Ronaldinho Gaúcho. Apesar dos pedidos, o técnico Dunga tenta manter um padrão de raciocínio em suas convocações. Assim como em 94, a equipe possui ótimos talentos, como Julio César, Maicon, Lúcio, Juan, Kaká, Robinho e Luís Fabiano. Mas, não possuem reservas à altura, a não ser Maicon, que pode ser substituído por Daniel Alves. Mesmo assim, a seleção brasileira é forte candidata ao título da Copa.
DESTAQUE: Kaká (1,86m 82kg – 28 anos) – CLUBE: Real Madrid (ESP)
COREIA DO NORTE – Provavel saco de pancadas do grupo, é o primeiro adversário da seleção brasileira no mundial. Apesar de jogar basicamente se defendendo todo o jogo, possui dois bons valores na equipe, seu camisa 10 Hong Young-Jo e o “Rooney asiático” Jong Tae-Se (japonês naturalizado norte coreano).
DESTAQUE: Jong Tae-Se (1,81m 73kg – 26 anos) – CLUBE: Kawasaki Frontale (JAP)
COSTA DO MARFIM – No papel, é uma ótima seleção, além de perigosíssima. Porém, às vezes (quase sempre) o ego de alguns jogadores falam mais alto que o objetivo da seleção e os resultados da mesma chegam a ponto de serem decepcionantes, tamanho o talento de deus jogadores.
DESTAQUE: Didier Drogba (1,89m 91kg – 32 anos) – CLUBE: Chelsea (ING)

PORTUGAL – Chega a sua 5ª copa do mundo (3ª seguida) com ótimo elenco, porém sentindo falta ainda do brilho do técnico brasileiro Luís Felipe Scolari. Com alguns jogadores brasileiros no elenco (Pépe, Deco e Liédson) e com os ótimos Cristiano Ronaldo, Nani e Simão, Portugal pode novamente chegar longe no mundial, apesar de só se classificar para a Copa na repescagem das eliminatórias europeias. Mesmo assim, é uma equipe que merece respeito.
DESTAQUE: Cristiano Ronaldo (1,86m 84kg – 25 anos) – CLUBE: Real Madrid (ESP)
QUEM PASSA PARA A 2ª FASE NA NOSSA OPINIÃO:
BRASIL E PORTUGAL

ESPANHA – A Fúria espanhola chega a Copa do Mundo como a principal favorita ao título, com uma equipe envolvente e um futebol vistoso, o time praticamente não perde e além de tudo chega credenciada pelo título da última Eurocopa. Com ótimos jogadores a disposição, como Casillas, Sergio Ramos, Xavi, Iniesta, Villa, Silva, Torres, Fábregas, Xabi Alonso e Pedro, é a equipe com mais possibilidades dentro do mundial.
DESTAQUE: Xavi Hernández Creus (1,70m 69kg – 30 anos) – CLUBE: Barcelona (ESP)
SUÍÇA – Eliminada na última Copa após não sofrer nenhum gol (desclassificada nos pênaltis nas 8ªs de final), a Suiça chega a este mundial novamente com seu grande foco no poderio defensivo.
DESTAQUE: Blaise N´Kufo (1,86m 84kg – 35 anos) – CLUBE: Seattle Sounders (EUA)
HONDURAS – Chega como a seleção mais fraca do grupo, porém possui alguns bons jogadores na equipe, casos de Maynor Figueroa, Wilson Palacios, De León e David Suazo. Pode surpreender e conseguir um pontinho.
DESTAQUE: Julio Cesar de León (1,74m 70kg – 30 anos) – CLUBE: Torino (ITA)
CHILE – Após ótima campanha nas Eliminatórias sulamericanas, a equipe chilena volta a disputar uma copa após 12 anos. Tem como treinador o argentino Marcelo “El Loco” Bielsa, e possui uma ótima geração de jogadores a disposição: Mati Fernandez, Valdívia, Suazo, González, Vidal, entre outros.
DESTAQUE: Humberto Suazo (1,72m 79kg – 29 anos) – CLUBE: Zaragoza (ESP)
QUEM PASSA PARA A 2ªFASE NA NOSSA OPINIÃO:
ESPANHA E CHILE

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
E-Consulters Web Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<