Coluna da Seleção Brasileira #1 – Pré-Jogo Brasil x Inglaterra | FUTIRINHAS

Coluna da Seleção Brasileira #1 – Pré-Jogo Brasil x Inglaterra

Olá Futirinhas ! primeiramente deixe me apresentar, meu nome é Vitor Patureau, sou estudante de relações internacionais na unifesp e sou torcedor do Corinthians, acompanho o blog faz tempo e pensei que seria legal fazer uma tentativa de colunista da Seleção Brasileira.

Inglaterra-Brasil-Amistoso-Walcott-KirkAFP_LANIMA20130206_0098_26

Por que a Seleção ? Primeiramente porque o cargo de colunista do Corinthians já estava ocupado e segundo porque gosto muito da seleção e de acompanhar seus jogos, a conquista do mundo em 2002 foi um dos grandes motivos que me fez apaixonar pelo futebol e eu gostaria que a geração atual de torcedores recuperasse um pouco daquela paixão pela Seleção tão presente naquela copa

Sei que não é uma missão fácil, ainda mais com os grandes casos de corrupção na CBF e a falta de bons resultados da atual Seleção, mas gostaria de tentar o meu melhor através de análises de jogos, análises de convocações, prévias da copa, retrospectivas e é claro cornetadas quando necessário.

Como minha primeira coluna farei uma análise do que eu espero do jogo contra a Inglaterra, observando a formação utilizada pelo Brasil como base nos últimos treinos, ou um pré-jogo para abreviar.

 

Pré-jogo Brasil X Inglaterra (amistoso)

Neste domingo (02/06) O Brasil vai entrar em campo pela primeira vez no Maracanã pós-reforma, a expectativa é grande já que o jogo sera contra um dos grandes rivais brasileiros no mundo da bola, a tradicional Seleção inglesa comandada pelo técnico Roy Hodgson

Para tal desafio o técnico brasileiro Felipão fez uma série de treinamentos durante a semana e durante o último, pareceu definir o time titular que pega os ingleses no domingo. O time desenhado por Felipão foi :

Júlio César, goleiro – Definido por alguns como a melhor opção para o setor, principalmente por sua experiência, pessoalmente tenho minhas dúvidas, o futebol de Júlio não me convence desde os tempos de Inter e acho que Jefferson merece mais oportunidades como titular pelo futebol superior que vem apresentando regularmente a um bom tempo com a camisa do botafogo, onde é exigido constantemente pela frágil zaga do mesmo.

Daniel Alves, lateral direito – Novamente uma escolha que gera certa controvérsia, Dani Alves costuma ter boas atuações no Barça mas tem dificuldades em manter tais atuações com a camisa da seleção, acredito que isso se deve em grande parte pela diferença no sistema tático de tais equipes, no Barcelona Dani é muito menos exigido defensivamente sendo que atua mais como um ala do que como um lateral, ou seja mais avançado e com menos responsabilidade na cobertura, no entanto na equipe convocada acredito que seja a melhor opção para o setor, não acredito que Jean improvisado renderia muito.

Marcelo, lateral esquerdo – Para mm indiscutivelmente a melhor opção no setor, um jogador de muito talento e que sabe apoiar tanto no ataque quanto na defesa, além de fazer a diferença individualmente em diversas partidas pelo seu clube Real Madrid, ainda tem que mostrar a mesma qualidade na seleção mas creio que o futuro da posição é seu, até porque jogadores de qualidade na lateral esquerda são, infelizmente, escassos nos dias atuais.

Thiago Silva, zagueiro – O único zagueiro com vaga garantida até a copa e quase nenhum contestamento, já provou varias vezes que aguenta o peso da camisa canarinho e mantém o futebol excelente apresentado no PSG também quando joga pela seléça.

David Luiz, zagueiro – Não acredito que seria a melhor dupla para Thiago Silva, é um jogador de certa qualidade e que ajuda muito principalmente no jogo aéreo, tanto defensivamente quanto ofensivamente, porém costuma falhar em momentos decisivos e se apagar do jogo, acho que ficaria melhor como opção no banco.

Fernando, volante – Um dos grandes volantes do Brasil no momento, posição em que temos clara abundância de talento,a melhor opção ENTRE OS CONVOCADOS, executa a função de volante de contenção com perfeição no Grêmio mas ainda tem que se provar na seleção, terá tal chance domingo ao enfrentar nomes como Wayne Rooney e Frank Lampard, sendo que a marcação deste ultimo deve cair majoritariamente sobre seus ombros e tem que ser ser executada muito bem para anular uma das maiores armas inglesas..

Paulinho, volante – Peça fundamental no Corinthians, Paulinho é o que ha de melhor entre os volantes brasileiros, aparece muito bem no ataque como elemento surpresa e pode fazer a diferença como uma defesa sólida como a inglesa, também ainda não apresentou o mesmo futebol de alto nível demonstrado no seu clube.

Oscar, meia – Oscar se tornou um dos grandes nomes no futebol europeu ultimamente com grandes atuações com a camisa do Chelsea, acredito que o jovem meia é a resposta para a seleção nesta posição tão complicada de se preencher, nos últimos anos foi o que melhor atuou com a camisa verde e amarela em tal posição apesar de ainda estar longe do ideal, creio que com experiencia e entrosamento pode se tornar o maestro do nosso meio de campo e no jogo de domingo deve ser útil por conhecer o futebol inglês e alguns de seus adversários a fundo.

Lucas , meia-atacante – Deve atuar mais avançado na seleção deixando a criação para Oscar, o que seria o ideal sendo que o jovem Lucas tem claros problemas em organizar o meio de campo em jogos de muita pressão, deixando-o com a função de movimentação constante, finalização e tabelas com os outros atacantes é o correto, deve ter grande futuro na seleção.

Neymar, atacante – A qualidade do recém-contratado do Barcelona é indiscutível, ainda tem que se firmar na equipe brasileira, mas em minha opinião vem em uma crescente melhoria em suas atuações, penso que com cada jogo Neymar se solta mais e tira um pouco da pressão dos ombros, a ida ao barcelona deve melhorar ainda mais suas atuações já que la o time não jogará apenas em sua função (o famoso toca pro Neymar que ele resolve não deve ocorrer), algo que sem duvida o atrapalhava na seleção, jogar acostumado a ter que resolver tudo e sem confiança em seus companheiros era uma constante no Santos e isso se carregava para seus jogos no Brasil. Uma atuação boa no domingo deve dar confiança ao jovem atacante além de ser necessária contra uma seleção tão poderosa quanto a inglesa.

Fred, atacante – Fred é sem dúvidas o melhor centro avante brasileiro no momento, o seu faro de gol é fantástico e o rapaz simplesmente tem a famosa “estrela” para meter gols. Para mim todo time deveria jogar com um cara assim, um cara que sabe fazer o essencial em qualquer jogo, gols. Fred ainda assusta devido a um passado com lesões (inclusive uma possível lesão sua foi noticiada, porém ele treinou normalmente e deve começar como titular) e inconsistência principalmente vestindo a camisa brasileira, mas ainda acho que sua experiência e “malandragem” caem muito bem em uma seleção tão jovem, principalmente em jogos duros e truncados como deve ser contra a Inglaterra.

Felipão, técnico – Escalou bem o time para o jogo com as peças que tinha a mão, resta saber qual vai ser a mentalidade tática que ele vai adotar, acredito que vai tentar pressionar a Seleção inglesa mas apenas domingo saberemos com certeza.

Inglaterra, o adversário – Time de grande tradição e sempre perigoso, o jogo pode ser encarado como qualquer grande clássico entre clubes, tudo pode acontecer e nada é certeza. Ressalto a lesão que Sturridge sofreu no ultimo jogo contra a Irlanda, tirando-o do jogo de domingo, ótimas noticias para o Brasil que não vai ter que se preocupar com o atacante do Liverpool que vive boa fase, seu substituto Defoe não inspira tanto medo. Atenção especial para os excelentes Lampard e Rooney, dupla já reconhecida como nata do futebol internacional.

Reservas Brasileiros – Dentre os reservas creio que Jefferson (Julio César) e Dante (David Luiz) mereciam posições de titular devido ao grande momento que passam em seus clubes e pelo bom futebol que costumam apresentar na Seleção brasileira, porém entendo as opções de Scolari. De mais, acredito que se necessário Damião, Jadson e Hernanes poderiam entrar bem para alterar o rumo do jogo e conferir melhor movimentação e oportunidades ofensivas, são todos jogadores de qualidades e com cacife para ser no minimo reservas da seleção.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<