Coluna do Futebol Espanhol #1 – Bienvenidos a Liga de las Estrellas | FUTIRINHAS

Coluna do Futebol Espanhol #1 – Bienvenidos a Liga de las Estrellas

Por Jorshuan Teixeira

liga-bbva

Bem vindos, ou melhor seria dizer “benvinguts”, pois quem manda na liga espanhola é um catalão, e o Barça com a contratação de Neymar deixa claro que não quer largar o osso.
O oficial “bienvenidos” também se aplica já que o campeão da Copa do Rei desse ano é madrilenho, e que bela temporada fizeram os “colchoneros”.
A Real Sociedad, equipe basca duas vezes campeã da liga espanhola, também grita em alto e bom som, “Ongi etorri”, depois de passar amargos anos na segunda divisão voltou com força e se garantiu na UCL da próxima temporada.
Os galegos do Deportivo estão tristes já que são “benvinos” na segundona novamente, felizes mesmo na Galícia somente o pessoal do Celta de Vigo que se salvaram da degola na ultima rodada.

As 4 línguas oficiais já mostram um pouco das diferenças dentro de um mesmo pais, por outro lado deixam claro o poder e a força de um esporte que consegue unir nem que seja por 90 minutos a pessoas e nações muito diferentes.

O Campeonato Espanhol da primeira divisão (Liga BBVA) terminou nesse final de semana, e por dois anos consecutivos com recorde de pontos, Se o Real Madrid estipulou a nova marca na temporada passada, o Barcelona esse ano igualou os 100 pontos para se proclamar pela vigésima segunda vez campeão Espanhol.
Real Madrid, Atlético de Madrid e Real Sociedad se garantiram na próxima edição da UEFA Champions League.
Valencia, Betis e Sevilla se classificaram para a próxima Europa League, Málaga e Rayo mesmo melhores classificados estão fora devido a sua situação financeira, em um próximo post explicarei como funciona a licença UEFA.
Baixaram para a segundona: Deportivo La Coruña, Mallorca e Zaragoza.A Segunda divisão (Liga Adelante) esta na reta final, e só falta a ultima rodada para definir os dois clubes que sobem de maneira direta a primeira divisão, e os quatro clubes que disputarão os playoffs pela terceira e ultima vaga.
O Elche já é matematicamente o campeão dessa temporada pois chegou a 79 pontos, Villareal com 74 pontos, se manter a segunda posição na próxima rodada garantira o acesso de forma direta, Almeria (74 pontos), Girona (70), Alcorcón (66) e Las Palmas (66) disputariam o “mata-mata” pela ultima vaga.
Racing, Huesca, Real Murcia e Xerez já caíram para a Segunda B (Terceirona).

Na primeira divisão a bola já parou de rolar nos gramados, mas para aqueles que andam de terno a gravata, a próxima temporada já começou dentro dos escritórios, todos os times já estão a procura de novas peças para os seus elencos, principalmente aqueles que irão a Champions League.
E embora ainda seja muito cedo para já falar de futebol, a janela de transferências será uma das mais movimentadas na terra da paelha.
Barcelona e Real Madrid pelo que tudo indica irão passar pela maiores mudanças, e os rumores já começaram.

Vejamos o que já aparece no horizonte de cada classificado às ligas europeias.

Barcelona
Campeão, demonstrou que o título do Real Madrid na temporada anterior foi apenas um momento de bobeira, e que quem manda na Espanha continua sendo ele, igualou o recorde de 100 pontos e levou a liga com um pé nas costas. Na Europa decepcionou, sofreu com o Milan, com o PSG suou sangue para passar e com o Bayern provou do seu  próprio veneno, caiu na roda e foi humilhado.
Nesta temporada o banco já começa quente, e Tito que continua seu tratamento para curar o câncer escuta pelos corredores que o clube pode contratar outro treinador, coisa que eu duvido.
O departamento de futebol corre para recompor a defesa, e os nomes mais falados são Hummels, Thiago Silva e David Luiz.
Também precisam de alguém no meio campo para que se note o mínimo a ausência de Xavi quando este não esta, Fabregas foi contratado para isso e não funcionou! Thiago subiu do time B pra fazer o mesmo, e também não conseguiu. É rumor, mas dizem que Alcantara pode acabar no Real Madrid!
No ataque acredito que será a maior mudança. Messi, Neymar e Tello parecem ter sues lugares garantidos, Villa já não é o mesmo e ele mesmo sabe disso, Liverpool e Tottenham já mostraram interesse pelo guaje. Pedro já deixou escapar quenão sabe nada de seu futuro, apesar que ele se encaixa como uma luva no elenco, e Sánchez que deixou a desejar esta temporada vem sendo sondado por clubes italianos.
Além deles a futura promessa do Barça B, Deuloufeu também quer seu lugar na primeira equipe, mas hoje mesmo disse que ser emprestado para um time de primeira linha não estaria mal.

Real Madrid
Não ganhou “nada” justo no ano em que conseguiu igualar e superar o jogo do Barcelona, agora resta saber se por méritos próprios ou por deméritos do Barcelona.
Sempre acostumados com a glória, mesmo com todo o investimento deixou de ser O maior Clube do Século passado para ser o segundo clube da Espanha na atualidade.
Mourinho teve tudo o que pediu não foi capaz de acabar com o reinado do Barça e saiu pelas portas dos fundos com mais inimigos que amigos na casa branca.
Os problemas ou soluções do Madrid já começam pelo banco, Mourinho se foi e o Madrid ainda não contratou um treinador, Ancelotti parece mais distante e agora se fala em Heynckes, que foi técnico branco na temporada 97-98.
A defesa parece sólida, Carvalho já se foi e parece que Coentrão também seguira o mesmo rumo. No meio defensivo quando não esta Alonso o time vira uma bagunça, e precisam de um substituto à altura. Di Maria que é um baita de um cai-cai esta escutando ofertas, e a mais tentadora por enquanto foi do PSG, acho que ele foi mal aproveitado por Mourinho que em cada jogo o colocava em uma posição. Para mim ele tem que jogar como ponta colado na lateral e cortando pro meio, ele é muito veloz, tem drible e gol.
Na frente Higuain já disse que vai pra Juve, e Benzema, que quase sempre é Benzemalo parece ter seu lugar garantido, na minha opinião sem méritos.
E Cristiano o que vamos falar de Cristiano, quando assinou com o Real era o maior salário do futebol, hoje quase esta fora da lista dos 10, muito por culpa de Kaká que se mostra um Saviola da vida, e a única coisa que importa se esta no banco ou não é seu salário. Segundo dizem, isso explica a tristeza do CR7, com Kaká na folha de pagamento, o Real não quer estourar o cofre e pagar mais ao lusitano.

Atlético de Madrid
Finalmente os colchoneros puderam se vingar do seu primo rico, mas o tabu de 14 anos ainda perdura,
Mas o Atleti não ganhou? Sim! ganhou, mas na Espanha se não ganhar nos 90 minutos não vale, e a historia continua. Apesar que duvido muito que quem esteve na fonte de Netuno comemorando a Copa do Rei ligue muito pra isso agora.
O que deve atormentar o sono do primo pobre madrilenho deve ser a já confirmada ida de Radamel Falcao para o Monaco, será que encontrarão um substituto a altura? Antes de Falcao o argentino Kum Aguero parecia não ter substituto, e antes de Kum, el niño Torres também era unanimidade lá pelos lados alvirrubros da capital.
O Atlético já anunciou a contratação do atacante brasileiro do Rayo Vallecano Leo Baptistao, será um substituto a altura? acho difícil
E se precisam de gente para marcar gols, quem esta encarregado de evita-los ainda tem seu futuro incerto,
a diretoria ainda espera prolongar por mais um ano o empréstimo do goleiro Courtois junto ao Chelsea.

Real Sociedad
A equipe basca diferente de seu rival o Athletic de Bilbao, sim aceita jogares estrangeiros, e graças a eles voltaram a fazer uma grande campanha na liga espanhola e dez anos depois voltaram a jogar uma competição europeia.
Mesmo com todo o êxito, seu treinador, o frances Montanier deixou o clube e assinou contrato de 3 anos com o Rennes, muitos apostam que seu ajudante, o jovem Jagoba Arrasate possa comandar a equipe txuri-urdin na próxima temporada.
Agora resta saber se a Real conseguira segurar seus jogadores, que fizeram uma grande temporada.
Tudo ainda é muito recente e em Euskadi a preocupação inicial é somente festejar.

Valencia, Málaga, Betis, Rayo Vallecano e Sevilla.

Essa foi a ordem da classificação final do Campeonato Espanhol, mesmo assim Málaga e Rayo não participarão da próxima UEFA League, pelo menos não por enquanto.
Os 2 clubes ainda aguardam o resultado de seus recursos junto a UEFA para saber se jogam ou não, e principalmente se contratam ou não.

O Valencia passa por uma grave crise financeira, deve mais do que arrecada, esta com as obras de seu novo estádio paradas, e com toda a certeza alguns jogadores de peso deixaram o clube para aliviar a folha de pagamento.
O time que teve um passado recente cheio de glorias e foi capaz de se meter na briga Barça e Real agora tem um futuro negro a sua frente, e só o tempo dirá onde ira parar

O Málaga ainda aguarda recurso para definir seu futuro, mesmo assim já vê muita gente tentando contratar suas principais peças, Isco já foi sondado pelo Real Madrid e Chelsea, e o nome do goleiro Williy Caballero é muito falado no Camp Nou.
O shake dono do clube parece já não estar tão interessado do time, e demonstra ter cansado de brincar com seu brinquedinho. É outro clube com futuro incerto.

Em Sevilha é só alegria, tanto a parte verde da cidade como a vermelha estão felizes da vida pela classificação para a UEFA League.
No lado verde do Betis, o que preocupa é o interesse de muitos clubes pelo jovem Beñat que fez grande temporada, na parte vermelha do Sevilha a preocupação é achar recâmbios para Jesus Navas que se foi ao Manchester City e o goleiro Palopque foi para o Bayer Leverkusen.

Na minha opinião o Rayo Vallecano é o mais fracos de todos e depende de um julgamento para saber o que será de sua próxima temporada, o clube madrilenho também dependerá da sorte e do bom trabalho de seus dirigentes na hora de fazer contratações, o clube como todos sabem não tem muito dinheiro,
e nas duas ultimas temporadas que chegou na primeira divisão fez milagre com um pequeno orçamento.

Comentários

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
Pelada na Net
Não Intendo Tenso O Macho Alpha Testosterona Capinaremos Mentirinhas Will Tirando
Categorias
<